O Santos tinha uma missão quase impossível na noite de ontem: reverter a enorme vantagem do Independiente conquistada em um contestado julgamento da Conmebol. Apesar do 0 a 0 no jogo de ida, na Argentina, a entidade sul-americana oficializou a vitória adversária por 3 a 0 porque o time brasileiro escalou Carlos Sánchez de maneira irregular.

Obviamente os santistas protestaram de todas as formas e prometeram ir à Fifa e à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas o time entrou em campo para fazer quatro gols de diferença para avançar às quartas de final da Copa Libertadores. Mesmo os mais otimistas sabiam que era complicado, mesmo em casa, no Pacaembu, aplicar uma goleada em um time bem arrumado. Nos minutos finais, a torcida santista se revoltou. Atirou bombas no campo, tentou invadir o gramado (alguns conseguiram e foram presos) e promoveu um quebra-quebra no estádio, com grades arrancadas e cadeiras arremessadas no campo. O juiz optou, por questões de segurança, encerrar o duelo aos 35 minutos quando o placar marcava 0 a 0.

Desde antes do apito inicial a tensão estava no ar. O policiamento foi reforçado e de tempos em tempos os torcedores xingavam a Conmebol em um coro que terminava “o meu Santos não precisa de você”. O presidente José Carlos Peres foi hostilizado por uma parte da torcida, quando apareceu no camarote. O dirigente, inclusive, disse que não vai deixar quieto a “injustiça” que fizeram ao seu clube.

Mineirão

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira contra o Cruzeiro, pela segunda partida das oitavas de final da Copa Libertadores, no Mineirão, para tentar um feito inédito: conseguir reverter a derrota em casa por 2 a 0 no primeiro jogo e se classificar para a fase seguinte. Em 123 anos de história, nas oito vezes em que saiu derrotado em casa na primeira partida, sempre acabou eliminado. O rubro-negro precisa ganhar por 2 a 0 para levar o jogo para os pênaltis, ou vencer por qualquer outro resultado, por pelo menos dois gols de diferença, para se classificar. A partida começa às 21h45.

Corinthians

O Corinthians tenta evitar hoje, às 21h45, diante do Colo-Colo, mais uma eliminação em Itaquera em competição mata-mata. Nos últimos três anos, a equipe já caiu seis vezes em casa. No jogo de ida das oitavas da Libertadores, no Chile, o Corinthians perdeu por 1 a 0.