IcEsporte

Esporte

Com Marta expulsa e em prantos, Brasil perde para Espanha, mas se classifica às quartas de final

Com derrota da Austrália para os EUA, seleção brasileira garantiu vaga na próxima fase

Folhapress

Modificado em 24/08/2024, 20:53

Juiz apresenta cartão vermelha para Marta durante duelo entre Brasil e Espanha nos Jogos de Paris -

Juiz apresenta cartão vermelha para Marta durante duelo entre Brasil e Espanha nos Jogos de Paris - (Philippe Lopez /AFP)

Com a expulsão da atacante Marta ainda nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil não foi páreo para a atual campeã mundial Espanha e perdeu por 2 a 0 nesta quarta-feira (31) em partida realizada no Stade de Bourdeaux, na segunda derrota seguida nas Olimpíadas.

O primeiro gol do jogo foi marcado quando o cronômetro marcava 22 minutos do segundo tempo pela atacante Athenea, completando no rebote após chute cruzado da meio-campo Caldentey. Nos acréscimos da etapa complementar, aos 61 —o juiz deu 16 minutos de prorrogação—, Alexia Putellas marcou um belo gol com um chute forte da entrada da área no canto esquerdo da goleira brasileira.

Leia Também:

  • A Classificação das Olimpíadas de Paris-2024 por país
  • 'Experiência incrível', diz tocantinense que representou o Brasil no Pan-Americano de taekwondo
  • A derrota poderia ter representado uma despedida melancólica de Marta com a camisa da seleção brasileira. Aos 50 minutos do primeiro tempo, quando o jogo já se encaminhava ao fim da primeira etapa, Marta foi expulsa após levantar o pé em uma disputa de bola e quase acertar a cabeça da adversária Carmona.

    A craque de 38 anos, que declarou neste ano que as Olimpíadas podem ser sua última participação com o Brasil, saiu de campo aos prantos, no dia em que completou 201 jogos com a camisa da seleção brasileira. Ela é a segunda maior artilheira do futebol nos Jogos Olímpicos, com 13 gols em seis participações, atrás apenas de Cristiane, que tem 14 bolas na rede.

    Marta tem duas pratas em Olimpíadas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, perdendo nas duas edições para os Estados Unidos.

    Mesmo com o resultado ruim, a seleção brasileira conseguiu se classificar para a fase quartas de final de Paris-2024 como uma das duas melhores terceira colocadas dos grupos.

    No grupo C do Brasil, a Espanha se classificou em primeiro com 9 pontos, com o Japão, que venceu a Nigéria nesta quarta, em segundo, com 6 pontos.

    O Brasil, que venceu a Nigéria na estreia e perdeu para o Japão na sequência, ficou com 3 pontos e foi beneficiado pela derrota da Austrália para os Estados Unidos por 2 a 1 nesta tarde. A Austrália também tem 3 pontos, mas ficou com -3 de saldo, o primeiro critério de desempate do torneio, enquanto o Brasil tem -2 de saldo.

    Na partida desta quarta-feira, a Espanha dominou o Brasil durante praticamente todo o primeiro tempo e foi quem criou as principais jogadas de perigo, com as jogadoras da equipe comandada por Arthur Elias com bastante dificuldade de manter a posse de bola.

    Aos 13 minutos, as espanholas chegaram a marcar com a atacante Lucía García, mas o gol acabou anulado por impedimento da companheira Patri Guijarro.

    A seleção europeia voltou a levar perigo ao gol do Brasil em ao menos mais duas oportunidades, com papel decisivo da arqueira brasileira Lorena e da zagueira Tarciane para evitar o gol espanhol.

    O lance de maior perigo criado pelo Brasil foi aos 10 minutos com a atacante Ludmila. Ela tentou cruzar na área para Kerolin, a espanhola Laia Codina cortou e a bola acertou a trave espanhola.

    Na segunda etapa, o Brasil começou melhor, chegando ao gol espanhol com perigo duas vezes, com Ludmila e Kerolin.

    No entanto, com o Brasil jogando com uma a menos, e com a entrada de Bonmatí e Putellas na Espanha —elas haviam começado no banco pela equipe já estar classificada para a próxima fase—, as espanholas equilibraram a partida e impediram novas investidas das brasileiras.

    "Você vê o Brasil inteiro se entregando, não só as 11 em campo, as reservas, está todo mundo unida por um só objetivo. A gente acredita muito na classificação e depois é um novo campeonato", afirmou após a partida a lateral Tamires, uma das mais experientes do grupo.

    Em Tóquio-2020, o Brasil perdeu para o Canadá nas quartas de final, na decisão por pênaltis. Na Rio-2016, caiu nas semifinais para a Suécia também na decisão por pênaltis, perdendo a disputa pelo bronze para o Canadá por 2 a 1. Em Londres-2012, parou também nas quartas de final, diante do Japão, por 2 a 0.

    IcEsporte

    Esporte

    União supera o Araguaína nos pênaltis e garante o tricampeonato tocantinense

    No tempo regulamentar, as equipes empataram, por 0 a 0 (1 a1 agregado). Nos pênaltis, o União superou o Araguaína com vitória, por 5 a 4

    Modificado em 06/04/2025, 00:13

    União é o campeão do Tocantinense 2025 (Patrícia Gouveia / TV Anhanguera)

    União é o campeão do Tocantinense 2025 (Patrícia Gouveia / TV Anhanguera)

    União é tricampeão estadual em jogo decisivo, na noite deste sábado (5), no Mirandão, no norte do estado. O time celeste superou o Araguaína nos pênaltis com vitória, por 5 a 4, após 0 a 0 no tempo regulamentar (1 a 1 no agregado).

    Marcinho, Pantera, Wanderson, Felipe Afonso e Bruno Morais converteram todas as cinco cobranças e levaram o União ao título sobre o rival Araguaína. Pelo lado do Tourão, o defensor Tibúrcio isolou a cobrança. Marcos Paulo, Cassimiro, Rivaldo e William converteram.

    O jogo

    O primeiro tempo foi truncado -- com muitas faltas. O União foi quem ficou mais perto de abrir o placar. Aos 22, Bruno Morais se livrou da marcação e soltou uma pancada. O goleiro Vinícius deu um tapa e desviou. No escanteio, o lateral-direito Marcinho desviou na primeira trave, Pantera recuperou a bola e cruzou para Wanderson, que dominou, mas foi bloqueado na hora do chute. O Araguaína respondeu em seguida. Cassimiro ganhou do marcador, pela direita, e cruzou, mas Pantera fez corte providencial. Aos 37, o União voltou ameaçar o Araguaína. Pantera recuperou no meio de campo, conduziu e finalizou, mas a bola saiu com desvio. As equipes foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.

    União é tricampeão estadual (Vinicius Cantuares / União)

    União é tricampeão estadual (Vinicius Cantuares / União)

    O segundo tempo foi de chances para os dois lados. Aos 17, Marcos Paulo soltou uma pancada e carimbou a trave do União. O União respondeu no mesmo minuto com Bruno Morais. O meia recebeu passe açucarado, invadiu a área e finalizou na saída do goleiro Vinícius, que deu rebote. Gabriel Vinícius recuperou, mas finalizou para fora.

    Aos 25, O Araguaína chegou com Marcos Paulo, que de frente para o gol, acabou desperdiçando. Aos 31, o Tourão reapareceu com Tibúrcio, que viu o goleiro Davi Guedes dar um tapa e evitar o seu gol. Aos 51, o União teve a bola do jogo. Gabriel Vinícius cruzou da direita, Wanderson recebeu, girou, mas finalizou em cima do goleiro Vinícius.

    Agenda

    O Araguaína agora foca na base. A equipe retorna com o futebol profissional em 2026. Além do estadual, terá pela frente o Brasileiro Série D e a Copa do Brasil. Já o União volta as atenções para o Brasileiro Série D. A equipe estreia na Quarta Divisão, no próximo fim de semana, contra o Lagarto, em Sergipe.

    IcCidade

    Cidades

    Saúde estadual investiga morte de idosa por suspeita de dengue no Bico do Papagaio

    Boletim de monitoramento, divulgado semanalmente, mostrou que o primeiro óbito em investigação deste ano aconteceu em Augustinópolis, no extremo norte do estado. Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

    Modificado em 05/04/2025, 21:12

    Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya

    Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya (Raul Santana/Fiocruz)

    O novo boletim de monitoramento dos casos de dengue no Tocantins apontou a primeira morte por suspeita da doença deste ano. A vítima é uma idosa e o caso está em investigação , segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

    A informação saiu no boletim referente aos dados coletados entre as semanas epidemiológicas 1 a 13 de 2025, do início do ano até o dia 29 de março deste ano. O óbito em investigação foi registrado em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, no mês de março.

    O documento divulgado semanalmente foi publicado na sexta-feira (4) e, segundo a SES, a área técnica está em contato com o Município e aguarda o resultado da investigação do caso.

    No mesmo período, o estado registrou 5.754 notificações de suspeitas de casos de dengue. Apesar do alto número, houve uma redução de 42% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 9.969 notificações.

    Sobre os casos confirmados, 488 pessoas foram diagnosticadas com a dengue no Tocantins neste ano . Os registros ocorreram em 57 municípios. No ano passado, no mesmo período, a Saúde Estadual confirmou 1.707 casos da doença.

    Vetor da doença

    A dengue é transmitida aos seres humanos por meio da picada do mosquito Aedes aegypti . Por isso diversas ações alertam a população para evitar que se acumule, principalmente dentro de casa, focos com água parada. É nesse ambiente que o mosquito se prolifera e causa o aumento nos casos da doença.

    Entre os sintomas da doença estão febre alta acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

    Chikungunya e zika

    A chikungunya e a zika também são transmitidas através da picada do Aedes aegypti. Com relação à chikungunya, foram registradas 486 notificações da doença e 74 casos confirmados.

    Quanto à zika, os números são mais baixos ainda. O boletim das primeiras 13 semanas epidemiológicas mostrou 237 notificações e apenas cinco casos confirmados em quatro municípios.

    Pelo receio de que o vírus cause problemas em fetos, felizmente nenhuma gestante foi diagnosticada com a doença neste ano, segundo o boletim da SES.

    IcMagazine

    Magazine

    Elton John desabafa sobre limitações que enfrenta com sua perda de visão

    Elton John teve perda grave de visão após contrair uma infecção ocular em julho de 2024. Ele perdeu totalmente a vista do olho direito e parcialmente a do olho esquerdo

    Modificado em 05/04/2025, 19:10

    Elton John falou sobre situação de visão em programa de TV americano

    Elton John falou sobre situação de visão em programa de TV americano (Reprodução/YouTube)

    Elton John, 78, falou sobre as limitações que vem enfrentando com sua perda severa de visão. Em entrevista ao jornal britânico The Times, o cantor ficou emotivo ao falar sobre sua nova condição.

    Não consigo ler. Não consigo ver meus filhos jogando rugby e futebol. Eram coisas que eu costumava curtir muito. Tem sido estressante e angustiante", desabafou.

    "A gente fica emotivo, mas precisa tentar se acostumar. Sou muito grato por ter a vida que eu tenho. Ainda tenho minha família maravilhosa e ainda consigo ver alguma coisa", completou o músico. Ele é pai de Zachary, 14, e Elijah, 12, com o marido, David Furnish, 62.

    Elton John teve perda grave de visão após contrair uma infecção ocular em julho de 2024. Ele perdeu totalmente a vista do olho direito e parcialmente a do olho esquerdo.

    "Não posso ler nada nem assistir a nada", falou, em entrevista a um podcast na época.

    Mesmo com a limitação, ele continua trabalhando. No final de março, subiu ao palco do London Palladium com a cantora americana Brandi Carlile, com quem acaba de lançar um álbum.

    Sir Elton John, como diz seu título de nobreza da Ordem do Império Britânico, é uma das poucas pessoas da história a ter EGOT, ou seja, estatuetas dos prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony, os principais em TV, música, cinema e teatro.

    IcEsporte

    Esporte

    Ex-maqueiro vira presidente e leva time à final do Tocantinense após quase 15 anos da última decisão

    Marcos Militão atuou como maqueiro em 1998, e como gandula em 1999. Apesar da trajetória ao lado do Araguaína-TO, o mandatário acabou perdendo os poucos registros feitos à época

    Marcos Militão (esq) ao lado de Fabiano Borba, técnico do Araguaína (dir)

    Marcos Militão (esq) ao lado de Fabiano Borba, técnico do Araguaína (dir) (Arquivo pessoal)

    Quem poderia prevê que um simples maqueiro chegaria à presidência do Araguaína-TO, tiraria a equipe da Segunda Divisão e levaria à final do Campeonato Tocantinense. Natural de Goiás, Marcos Militão desembarcou no Tocantins nos anos 90. E para acompanhar o clube da cidade que escolheu para morar, o dirigente foi gandula, maqueiro e fundador da principal torcida organizada do clube.

    No início do clube fui gandula, maqueiro e acompanhei a equipe em vários jogos fora. Depois de alguns anos ajudei na fundação da torcida organizada 'Fúria do Tourão'."

    Militão atuou como maqueiro em 1998, e como gandula em 1999. Apesar da trajetória ao lado do clube, o mandatário acabou perdendo os poucos registros feitos à época. Em 2009, Militão se juntou com alguns amigos e fundou a organizada 'Fúria do Tourão'.

    "A torcida do Araguaína é única no estado! São totalmente apaixonados pelo Tourão do Norte [forma carinhosa como o clube é chamado pela torcida]."

    Cerca de 20 anos depois - precisamente em 2018 -, Marcos Militão assumiu como vice-presidente ao lado do presidente Luismar de Sousa Lima. Porém, com dificuldades financeiras, o time foi rebaixado e ficou inativo por cinco anos. Militão reativou o clube em 2023, disputou a divisão de acesso, e subiu com o vice-campeonato. Foi semifinalista no ano seguinte, e avançou à final na atual edição após quase 15 anos da última vez em uma decisão.

    Sentimento único. Indescritível! O futebol é movido por paixão. Quando você vê a torcida feliz, vibrando, não tem dinheiro que pague a experiência de estar à frente do Araguaína. Depois de 5 anos inativo, peguei a presidência, levei o time à final da Segunda Divisão e alcançando o acesso! Hoje estamos disputando o título!"

    Além de ter garantido vaga na final, o Araguaína assegurou participação no Brasileiro Série D e Copa do Brasil 2026. Na finalíssima, o Araguaína enfrenta o União, em dois jogos. No 1º embate, as equipes empataram, por 1 a 1 .

    O segundo jogo da final será neste sábado (5), às 18h (de Brasília) , no Mirandão, em Araguaína (TO). O ge acompanha a decisão em Tempo Real (Siga aqui).