A Segunda Divisão do Campeonato Tocantinense começa neste final de semana. A luta para disputar a Série A do Estadual em 2020 será entre cinco equipes: Capital, Arsenal (TO), Nova Conquistas/Miranorte, Alvorada e Araguacema. Dos cinco clubes que integram a Série B Estadual, três vão subir para primeira divisão. O duelo entre Nova Conquista/Miranorte e Arsenal (TO) vai abrir os jogos da competição neste sábado, 2, às 17 horas, no estádio Zizão, em Mieranorte.

Inicialmente a abertura do torneio seria no dia 3 de novembro, mas a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), responsável pelo torneio, fez alterações no calendário a pedido dos clubes. O jogo entre Alvorada e Capital, que estava previsto para o dia 3 de novembro, só vai ser realizado no dia 1º de dezembro, às 16 horas, no Elias Natan. A partida entre Capital e Nova Conquista/Miranorte prevista para o dia 1° de dezembro, será no dia 27 de novembro, às 20 horas, no estádio Nilton Santos, em Palmas.

Formato

Na etapa inicial da competição todas as cinco equipes duelam entre si, em apenas jogos de ida. As quatro mais bem colocadas avançam para fase seguinte da Série B. De acordo com o regulamento específico do campeonato, já classificadas para Série A de 2020, as duas melhores equipes da primeira fase vão disputar o título da Segunda Divisão em jogos de ida e volta.

Já o terceiro e o quatro colocado disputam a última vaga para integrar a elite do futebol tocantinense, também em partidas de ida e volta. Entre as equipes participantes, Arsenal (TO) e Alvorada disputaram o Campeonato Tocantinense da Série A em 2019. O time de Tocantinópolis terminou o torneio com apenas seis pontos, enquanto o Alvorada ficou com sete.