Sem vencer e sendo a única equipe que ainda não somou pontos no Campeonato Brasileiro da Série D 2020, o Palmas entre em campo nesta quarta-feira, 20, às 16 horas, pela oitava rodada do torneio, para encarar a Caldense, no estádio Nilton Santos, na Capital. Na rodada passada, os dois times se enfrentaram em Poços de Caldas (MG) e o time da casa venceu por 2 a 0.

Além de ser o único time entre os 64 que disputam o torneio nacional e ocupar a última colocação do Grupo A6, o Tricolor da Capital tem o pior ataque do torneio, com apenas um gol marcado. A defesa também não vai bem e já são 19 gols sofrido em sete jogos, média de 2,7 gols por partida. Se ainda sonha com uma classificação para próxima fase da Série D, o Palmas precisa vencer o time mineiro, que soma sete pontos e está na penúltima colocação da chave. O jogo será transmitido pela plataforma do My Cujoo, usada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para transmitir os jogos da competição.

Em entrevista ao site do clube tocantinense, zagueiro Leite falou que o time segue focado mesmo com uma campanha ruim.

“O foco é o mesmo desde o início do campeonato. Todos buscam dar o melhor de si dentro de campo, estamos empenhados e focados para conseguir melhores resultados. Em relação ao cansaço, estávamos cientes de como ocorreria o calendário e buscamos sempre descansar e se alimentar bem para chegarmos bem nos jogos”, disse.

Maratona de jogos

Após encarar a Caldense em casa nesta quarta, o Palmas viaja para Brasília (DF), onde encara o Gama no próximo sábado, 24. Com a rotina de dois jogos por semana, o preparador físico do time, Rodrigo Dias, fala que os treinos do time estão sendo focados na preparação e na recuperação dos jogadores.

“Nós sempre buscamos dentro do planejamento tentar organizar sessões de treinamento para que a gente possa também recuperar esses atletas. A gente tem a Clinesportes também nos auxiliando nesse sentido e os próprios treinamentos no clube para que possa não só desempenhar um bom futebol, mas também conseguir recuperar a sua forma. É uma questão bem complexa em se tratando de uma Série D onde a gente já fez oito jogos em 30 dias: dá uma média de um jogo a cada aproximadamente 4 dias, com viagem, logística, enfim, não é nada fácil pois jogos intensos, com climas diferentes do nosso. Essas questões têm que ser bem avaliadas, a gente tem um planejamento organizado já e traçado para adequar tudo isso”, explicou o profissional.

Dias falou ainda que a orientação é para que os atletas façam um trabalho individual auxiliar em casa, para buscar a recuperação entre uma partida e outra.

“A gente busca junto com nutricionista Tânia Felix, da MedMais que eles façam uma alimentação saudável, indicando o que eles precisam comer em casa, para que eles possam ter uma melhor recuperação, além do descanso. A gente pede que eles durmam bem, descansem bem, para que possam estar 100% recuperados para os próximos treinos e jogos. De acordo com o feedback de cada um vamos adequando e tentando conciliar toda a carga em todo o processo para que eles possam sempre performar em mais alto nível”, finalizou.