Em julgamento realizado na noite da última segunda-feira, em Palmas, pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Futebol Tocantinense e baseada no artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), inclusão de atleta irregular nas quatro linhas, as equipes do Atlético Cerrado e Sparta foram punidas.

Com isso, cada clube perdeu quatro pontos, além de multa no valor de R$ 100. Segundo o julgamento, Sparta e Atlético Cerrado colocaram em campo atletas sem apresentar a documentação necessária a arbitragem. Isso aconteceu na segunda rodada, dia 25 de agosto. Apesar da perda de quatro pontos pelos clubes, as duas equipes estão garantidas na segunda fase.

O Atlético Cerrado havia terminado com 16 pontos e com a punição ficou com 12, enquanto o Sparta que tinha 13 perdeu quatro pontos, terminou com nove. Os outros dois integrantes da chave B somaram apenas três pontos cada, Kaburé e Guaraí.

Rodada

Arsenal x Atlético Cerrado(Estádio Lauro Assunção), Sparta x Tocantinópolis (Estádio Gauchão), Palmas x Força Jovem (CT do Palmas), FhalPorto x Capital/Flapalmas (Estádio General Sampaio), Gurupi x Castelo (Estádio Resendão). Estes serão os duelos de ida da segunda fase do Tocantinense Sub-19, que começa no próximo sábado, dia 22 e as partidas da volta estão programados para o dia 29 conforme o Jornal do Tocantins já havia adiantado na última segunda-feira.