O Tocantins iniciou a disputa do terceiro bloco de competições nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), nesta quarta-feira, 27, com duas medalhas de prata. As conquistas saíram da pista de Ciclismo montada na rua localizada ao lado da Vila Germânica, em Blumenau (SC). Com os pódios de Yana Camargo (15 a 17 anos) e Fred Fernandes (12 a 14 anos), o Estado chegou à sua 11ª medalha no evento, que começou no último dia 16 de novembro e segue até está sexta-feira, 29.

Os dois ciclistas tocantinenses abriram a disputa do Ciclismo com a prova de velocidade. A primeira fase dessa categoria é individual e cada atleta precisa percorrer um trajeto de 200 metros no menor tempo possível. Os oito primeiros colocados avançam para as fases finais. A partir desse ponto começa o chamado mata-mata, ou seja, as disputam passam a ser um contra o outro.

Na primeira fase, Fred Fernandes, que é estudante do Centro Educacional Dinâmico, na Lagoa da Confusão, avançou em primeiro lugar. O ciclista conseguiu desbancar os concorrentes até ser parado pelo rival do Paraná e ficar com a prata. A gurupiense Yana Camargo, dona de conquistas nacionais e internacionais, perdeu a disputa na final também para uma atleta paranaense.

Delegação

Além dos dois medalhistas, o Tocantins tem Ana Beatriz (12 a 14 anos) e Leonardo (15 a 17 anos) na disputa do Ciclismo nos Jogos Escolares da Juventude. Até sexta-feira, esses competidores ainda devem participar do circuito de pontos e de estrada. Neste último bloco de competições, o Estado, que conta com 22 atletas na cidade catarinense, tem competidores nas seguintes modalidades: Ciclismo, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.

Badminton

Os atletas de Badminton que representaram o Tocantins no segundo bloco de competições dos JEJ, retornaram ao Estado na manhã desta quarta-feira, 27. Eles trouxeram na bagagem: uma medalha de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Com isso e as duas medalhas já garantidas no ciclismo, o Tocantins faz uma das suas melhores participações no evento.

Até o encerramento da edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, mais de 4.900 atletas, de 12 a 17 anos, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de convidados da Angola e do Japão, terão passado por Blumenau (SC). A cidade catarinense recebe a última fase do evento, que antes da etapa nacional, teve fases regionais em: Cascavel (PR), Palmas (TO) e Natal (RN).