Atualizado às 09:51

Os aviões com os corpos das 50 vítimas da tragédia da equipe da Chapecoense pousaram no aeroporto de Chapecó, cerca de 550 km da capital de Santa Catarina, na manhã deste sábado (3). O prefeito de Chapecó, que viajou para Colômbia para acompanhar os trabalhos de resgate e identificação dos corpos, foi o primeiro a descer da aeronave.

Ainda no aeroporto será realizada uma homenagem fúnebre com honras militares, onde o presidente Michel Temer vai entregar aos familiares das vítimas Medalha da Ordem do Mérito Desportivo como reconhecimento do governo federal, e do povo brasileiro, pelos serviços prestados ao país por todos os que morreram no acidente aéreo na Colômbia.

Após a cerimônia no aeroporto, haverá um cortejo pelas ruas da cidade catarinense que deve durar cerca de uma hora e meia. Três caminhões decorados com a bandeira e as cores do time vão desfilar com os caixões. Eles já estão posicionados no pátio do aeroporto.

Em seguida, os corpos serão levados para a Arena Condá, onde um velório coletivo está sendo preparado. Chove muito na cidade e torcedores da Chapecoense já estão nas arquibancadas, aguardando o início da cerimônia. 

Durante a primeira hora, a cerimônia será fechada, apenas com a presença da família e dos amigos das vítimas.  Apesar de serem esperadas mais de 50 mil pessoas no velório coletivo, apenas 19 mil poderão entrar no estádio para não exceder a capacidade máxima do local. Na área externa da Arena Condá, foram instalados telões e banheiros químicos para as pessoas que não conseguirem ingressar na cerimônia.