Ainda sem vencer nenhuma partida até aqui e com chances remotas de classificação, o Capital FC entra em campo nesta quinta-feira, 9, para o último confronto da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em último lugar no Grupo 23 da competição, o time tocantinense encara o River do Piauí, às 12h45, no estádio Joaquinzão, em Taubaté (SP). O time piauiense está na terceira posição com três pontos e precisa vencer para brigar pelo acesso para próxima fase.

Mesmo sem vencer, o técnico Ricardo Pagani avalia que a experiência que a Capinha proporciona aos jogadores é única. “É processo de aprendizado muito grande tudo que os meninos estão vivendo aqui. Nós da comissão temos uma responsabilidade social e pessoal com os garotos, pois eles têm que passar por essa experiência de ficar longe de casa por um tempo e enfrentar clubes mais fortes e com mais possiblidades que o nosso. Mesmo assim eles mostraram persistência dentro de campo ao encarar, por exemplo, um gigante como o Atlético Mineiro”, pontua.

O dirigente também falou que o mais importante é não pensar em números. “Quem pensar em resultado final de números e gols vai ficar decepcionado. O que a gente vai conseguir mostrar de resultado é a qualidade do nosso trabalho e a nossa qualidade de disposição tática e técnica. Com isso, podemos promover esses garotos dentro de outros clubes e mostrar que o Tocantins tem potencial no futebol.”, finalizou o dirigente.

O Rubro-Negro tocantinense precisa de uma combinação de resultados improvável, pois precisa golear o River para tirar uma saldo negativo de 8 gols e torcer para o Taubaté golear o Galo. Com isso, River, Atlético e Capital ficariam com três pontos cada e vaga seria decidade no saldo de gols. 

Taubaté x Galo

O outro jogo da chave será entre o líder Taubaté e o Atlético-MG que está em segundo lugar no grupo. A partida será realizada às 15 horas, no estádio Joaquinzão. O confronto pode garantir os dois times na próxima fase, porém o River teria que perder do Capital para que isso acontecesse.

A vida do time paulista é mais tranquila que a dos mineiros na competição, após vencer os dois primeiros jogos (3 a 0 no Capital e 2 a 0 no River), a equipe tem seis pontos e joga pelo empate para avançar. Já o Galo soma três pontos e precisa vencer para tentar garantir a vaga sem precisa depender de um tropeço do River.

O time de Minas Gerais tem quatro gols de saldo contra menos um dos piauienses. Nesse caso se Atlético-MG vencer o Taubaté por qualquer placar, o River tem que golear o Capital para tirar a diferença do saldo de gols, já que as duas equipes podem chegar aos seis pontos. No próximo ano o Palmas será o representante do Tocantins na maior competição de base do continente.