As últimas dez rodadas da temporada do Campeonato Português poderão ser disputadas a partir de 30 de maio, anunciou o primeiro-ministro Antonio Costa, em um momento em que o país começa a afrouxar o isolamento por conta da pandemia da covid-19 para reabrir a combalida economia do país.

Costa disse que a liga precisará de permissão do Ministério da Saúde para voltar a operar e que as partidas serão disputadas com portões fechados. Esportes como o golfe e o tênis poderão ser retomados na próxima segunda-feira (4).

O campeonato foi suspenso em 12 de março. O Porto, que acabou a última temporada em segundo, tem 60 pontos, um a mais que o rival Benfica, e o Sporting Braga está distante em terceiro, com 46 pontos.

Portugal seria uma das primeiras das grandes ligas europeias de futebol a retomar os jogos após a pandemia de coronavírus. A França encerrou sua temporada antecipadamente decretando o PSG como campeão.

Portugal reportou 25.045 casos do coronavírus e teve 989 mortes, número comparativamente baixo apoiado por uma das maiores taxas de testes do mundo, com 37 mil por milhão de pessoas.

O sistema de saúde do país permaneceu com a taxa de ocupação de leitos abaixo de 65% por toda a pandemia, com nove de cada 10 casos sendo tratados em casa e apenas 1% necessitando de tratamento intensivo.