A seleção brasileira costuma decepcionar nas Olimpíadas -a falta de uma medalha de ouro não é por acaso. Entretanto, o time não começava tão mal uma edição dos Jogos desde 1972, em Munique.

A ameaça de ser eliminado ainda na primeira fase dos Jogos que disputa em casa preocupa o grupo do treinador Rogério Micale. Um fracasso semelhante só aconteceu há 44 anos. Desde então, o país sempre avançou para a segunda fase dos torneios olímpicos.

Nas duas primeiras partidas da Rio-2016, o Brasil apenas empatou com África do Sul e Iraque, sem marcar um gol sequer.

Na Olimpíada de Munique o time marcou cinco gols, mas deixou a desejar na defesa: perdeu o primeiro jogo para a Dinamarca, por 3 a 2, e ficou no empate com a Hungria, por 2 a 2.

Na sequência do torneio, o Brasil ainda foi derrotado pelo Irã por 1 a 0 e ficou em último no seu grupo.

O time tinha nomes como Falcão, que na época tinha sido recém promovido ao time principal do Internacional, Roberto Dinamite, que dava seus primeiros passos como profissional no Vasco da Gama, e Abel Braga, que, defendia o Fluminense.

Desde então, ainda que nunca tenha conquistado o ouro, a seleção sempre avançou para a segunda fase das competições que disputou -o país ficou de fora do futebol olímpico em Moscou-1980, Barcelona-1992 e Atenas-2004.

Para evitar uma eliminação precoce, o Brasil precisa vencer a Dinamarca na próxima quarta (10), em partida que será disputada em Salvador.