Em jogo que parecia perdido na noite desta terça-feira (29), o Brasil conseguiu um gol nos acréscimos e arrancou um empate por 2 a 2 com o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2018.

Darío Lezcano abriu o placar aos 40min da etapa inicial. No segundo tempo, Édgar Benítez ampliou aos 3min. Ricardo Oliveira descontou aos 33min, e Daniel Alves empatou aos 46min.

Com o empate, a equipe comandada por Dunga ocupa o sexto lugar do classificatório, com nove pontos em seis jogos. Apenas os quatro primeiros garantem acesso direito ao Mundial, enquanto o quinto colocado precisa disputar uma repescagem.

O próximo compromisso da seleção brasileira é a Copa América. A estreia será diante do Equador, em Pasadena (EUA), no dia 2 de junho.

As duas equipes também se enfrentam na próxima rodada das eliminatórias, dia 2 de setembro, em Quito.

O JOGO

Sem Neymar no ataque, suspenso, Dunga alterou a forma do time jogar ao escalar Ricardo Oliveira, um atacante fixo. Na defesa, David Luiz, também fora por cartões amarelos, foi substituído por Gil.

De resto, o técnico manteve o mesmo 4-1-4-1 do empate contra o Uruguai, com Fernandinho e Renato Augusto centralizados, Willian na direita e Douglas Costa pela esquerda.

Após um início equilibrado, a seleção paraguaia aos poucos assumiu o controle das ações. O meio-campo do Brasil, por sua vez, era incapaz de proteger a defesa e de reter a posse de bola. Os únicos momentos de perigos criados foram em arrancadas de Willian.

Aos 17min, Alisson precisou fazer excelente defesa em cabeçada de Ortiz. Dois minutos mais tarde, o zagueiro Gómez apareceu de surpresa dentro da área brasileira e, de primeira, forçou o goleiro brasileiro a mostrar reflexos apurados.

A resposta brasileira veio aos 27min, quando Willian tabelou com Fernandinho antes de encontrar Ricardo Oliveira dentro da área. O centroavante chutou forte e carimbou o travessão da meta de Villar.

A superioridade do Paraguai foi transformada em vantagem no placar aos 40min. Édgar Benítez foi acionado na esquerda e cruzou, Santa Cruz deixou passar e despistou a zaga, antes de Lezcano bater para fazer o primeiro gol da partida.

Após o intervalo, Dunga retirou Fernandinho e colocou Hulk. Antes da alteração surtir efeito, o Paraguai ampliou a vantagem. Aos 4min, Édgar Benítez recebeu passe dentro da área e chutou forte na saída de Alisson.

Desesperado, o Brasil partiu para cima na base do coração. Em seu último lance no jogo, aos 33min, Ricardo Oliveira aproveitou rebote de Villar em chute de Hulk e descontou.

Quando tudo parecia perdido, Daniel Alves entrou na área, fintou o marcador e colocou no canto direito de Villar para salvar um ponto para a equipe brasileira.