Modalidade que caiu no gosto do público brasileiro, o goalball não viveu uma tarde das mais felizes na Arena do Futuro. Em jogos válidos pelas semifinais da Rio 2016, as seleções brasileira masculina e feminina, foram derrotadas por Estados Unidos (10 a 1) e China (4 a 3), respectivamente, dando adeus à chance de disputar finais inéditas no esporte.

No masculino, o Brasil foi surpreendido pelos Estados Unidos e perdeu por 10 a 1. Nove dos gols norte-americanos foram provenientes de penalidades cometidas pelos brasileiros. "Não estamos acostumados a cometer tantas faltas", lamentou o técnico brasileiro Alessandro Tosim.

O artilheiro da partida, Tyler Merren, comentou a vitória sobre os atuais campeões mundiais, em que ele marcou nove gols. "O que conseguimos hoje aqui foi incrível. Fizemos um jogo muito forte na defesa e forçamos os erros deles", disse o jogador, que fez questão de elogiar os Jogos no Brasil. "Estou na minha terceira Paralimpíada e esta é, de longe, a melhor", pontuou.

O feminino fez jogo equilibrado e chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas permitiu o empate chinês. O jogo foi para prorrogação, quando as asiáticas marcaram o gol que determinou a eliminação da equipe, que nunca conquistou uma medalha e agora terá a chance de disputar o bronze nesta sexta-feira, às 13h30, diante de Turquia ou Estados Unidos.

Já os homens do Brasil, são os atuais campeões mundiais da modalidade e conquistaram a medalha de prata em Londres 2012. Eles enfrentarão a Suécia, também nesta sexta-feira, às 15 horas.