Por conta da passagem do Rally dos Sertões 2020 por Palmas, nesta quarta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) vai interditar o trecho entre a rotatória da Avenida LO-05 (IFTO) com a Avenida NS-10, até a rotatória da Avenida L0-13, para facilitar o tráfego dos competidores da 28ª edição da competição.

Isso vai ocorrer, por conta do ponto de apoio, que será no Centro de Convenções, Arnaud Rodrigues, localizado na Avenida NS-10. Assim como outras competições pelo mundo, o rally se desloca em um sistema "de bolha em bolha", em vez do modelo tradicional de cidade em cidade. O Tocantins faz parte quarta bolha, logo após a passagem dos veículos por uma bolha no Distrito Federal e duas em Goiás. Na quinta-feira 5, eles deixam o Estado rumo ao Maranhão em um percurso de 612 km.

Em cada uma das cidades que recebe a passagem do evento, as bolhas são apenas para os competidores e os envolvidos com o Sertões. Para garantir o controle de tráfego e segurança no trânsito, a Sesmu disponibilizará aproximadamente 20 agentes, que se revezarão. Nos dois dias. A caravana que envolve cerca de 1.500 pessoas, entre competidores, equipes e staff, ficará instalada no local, até às 13 horas, da quinta-feira.

A organização garante que os acampamentos são lacrados, formando verdadeiras bolhas e quem desobedecer ao isolamento estará fora da prova.  As “Vilas Sertões” são montadas em locais isolados, com acesso restrito apenas aos credenciados, que tenham sido testados com exame PCR. Equipes, competidores, staff, equipe médica, imprensa ficarão concentrados dentro da bolha, em acampamentos e motorhomes. O abastecimento dos acampamentos será feito através dos comerciantes locais.

Competidores

Ao lado de Rubens Barrichello e Rafael Cassol, que entrou na vaga de Thiago Camillo, o tocantinense Felipe Fraga disputa pela primeira vez o rally. Os três pilotos fazem parte da RMattheis e competen no buggy, que tem um motor V8 da Giaffone Racing. Nas motos, outro nome do Tocantins na disputa, é Leandro Mokfa, de Dianópolis. Em 2019, o piloto teve que abandonar o Sertões, após seu veículo pegar fogo.