Sob os olhares atentos do técnico recém-contratado Zé Ricardo, que estava nas tribunas do Maracanã, o Vasco voltou a vencer e respirar no Campeonato Brasileiro. Comandado interinamente pelo ex-atacante Valdir Bigode, o time cruzmaltino dominou o clássico e superou o Fluminense por 1 a 0, na tarde deste sábado (26), no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada da competição.

Com este resultado, o Vasco ganhou seis colocações de forma provisória. Tem 28 pontos, na 10ª colocação, abrindo 5 para o São Paulo, o primeiro na zona de rebaixamento. Além disso, encerra uma sequência de cinco rodadas sem vitórias, tendo acumulado dois empates e três derrotas neste período. O último triunfo fora sobre o Atlético-MG, por 2 a 1, em Belo Horizonte (MG), pela 17ª rodada.

Em compensação, o Fluminense deixou o campo vaiado, após uma atuação abaixo da expectativa. Conseguiu apenas uma finalização a gol, poderia ter saído com derrota mais elástica e perdeu a chance de encostar nos grupos dos quatro primeiros, cujos postos asseguram classificação direta à fase de grupos da Libertadores. Agora, segue com 30 pontos, na 8ª posição.

Apesar de viver um momento pior no Brasileiro, o Vasco começou melhor no jogo. O Fluminense manteve maior posse de bola e tentou envolver o rival na base da troca de passes. O problema é que foi pouco vertical e praticamente não incomodou o goleiro Martín Silva.

Apostando nos contra-ataques, o time de São Januário balançou as redes aos 31 minutos. Após roubada de bola pelo meio, o atacante Andrés Ríos disparou em velocidade rumo ao ataque e rolou a bola para trás. De fora da área, o lateral Ramon acertou uma bomba, no ângulo esquerdo do goleiro Júlio César.

Na segunda etapa, o panorama não se alterou. O time tricolor seguiu mais tempo com a bola, mas com enormes dificuldades para furar o bloqueio defensivo vascaíno. De novo, as melhores chances foram vascaínas, como aos 42. O zagueiro Renato Chaves escorregou na área, mas o atacante Paulinho, na cara do gol, chutou em cima de Júlio César.