Thomaz Bellucci, 28, avançou às quartas de final do torneio de tênis olímpico nesta quinta-feira (11) ao bater o belga David Goffin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (12-10) e 6/4.

Ele enfrenta agora o espanhol Rafael Nadal por uma vaga nas semifinais, fase que o tênis brasileiro só atingiu uma vez, com Fernando Meligeni, em Atlanta-1996. O retrospecto no circuito mundial é todo do espanhol: cinco vitórias em cinco encontros com o brasileiro, 54º na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais.

"Está sendo uma semana maravilhosa, estou me sentindo bem, vamos ver o que acontece. Pode ser o jogo da minha vida, mas estou tranquilo", disse Bellucci.

No duelo contra o belga, o brasileiro contou com o apoio de um público que cresceu durante a partida, reflexo da confusão de ingressos que se instalou com o adiamento da rodada de quarta. Ele teve o saque quebrado por Goffin, 31, logo no segundo serviço. O tenista brasileiro, porém, se recuperou e levou o set para o tie-break. Em clima de Copa Davis, como gosta de falar, Bellucci fechou o set em 12 a 10.

Na segunda parcial, Goffin, 31º do mundo, não mostrou o mesmo empenho. Cedeu a quebra no sétimo game. Bellucci administrou a partida até fechar em 6/4.

NADAL VENCE E CONVENCE

Nadal, queridinho da torcida no Rio e programado para atuar em duplas e duplas mistas ainda na programação desta quinta, despachou o francês Gilles Simon por 2 sets 0 (7/6, 6/3) na primeira partida do dia.

Juan Manuel del Potro, com apoio barulhento da torcida argentina no duelo contra o japonês Taro Daniel, o norte-americano Steve Johnson e o espanhhol Roberto Bautista Agut também já avançaram às quartas de final.

NAS DUPLAS MISTAS, TELIANA E MELO AVANÇAM

A dupla mista brasileira de tênis Teliana Pereira e Marcelo Melo venceu com um duplo 7 a 6, os franceses Caroline Garcia e Nicolas Mahut em quase duas horas de partida.

Nas quartas de final, a dupla brasileira vai enfrentar, nesta sexta-feira (12), a dupla tcheca Lucie Hradecka e Radek Stepanek.