O mesatenista Gabriel Arruda Azevedo Dias, de apenas 11 anos, acaba de ser convocado para participar da Detecção Regional Diamante do Futuro, projeto realizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O atleta de Palmas é uma das novas promessas do tênis de mesa no estado. Apesar da pouca idade, ele já é tri campeão geral tocantinense (2018,2019 e 2020). O atleta também já subiu ao pódio nas etapas de 2021. 

O jovem atleta se divide entre os estudos e os treinamentos três vezes na semana. De acordo com o pai, treinador e o maior incentivador de Gabriel, Raphael Azevedo Dias, com essa convocação será necessário intensificar os treinamentos, a parte física, psicológica e também nutricional. Esse acompanhamento também será feito pelo projeto da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. 

O atleta tocantinense faz parte da equipe do Colégio Ulbra, de Palmas. Gabriel participará do projeto na categoria Olímpica e terá ao seu lado, a supervisão de Raphael que diz estar muito orgulhoso do filho que vem seguindo os passos do papai coruja. 

Gabriel é o primeiro atleta do Tocantins convocado para esse projeto. As ações envolverão encontros presenciais monitorados e treinamentos. 

Sobre o projeto

O projeto é considerado uma porta de entrada da seleção brasileira de base. Os atletas convocados são monitorados e fazem treinamentos juntamente com os técnicos da seleção e participam de eventos. Vale lembrar que a depender do nível e desenvolvimento do atleta no decorrer da Detecção Diamante do Futuro, eles poderão ser convocados para competições dentro e fora do país. 

Ao todo, cerca de 90 mesatenistas de varias partes do país, foram convocados para o projeto, entre atletas paralímpicos e olímpicos, no feminino e masculino. Participarão dessa edição do projeto, atletas representantes de clubes e centros de treinamentos dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal. 

A convocação se deu por meio de nota oficial disponível no site da própria Confederação Brasileira e também foi divulgada pela Federação Tocantinense de Tênis de Mesa (FTTM) nas redes sociais da entidade. Os critérios e procedimentos para a participação na Detecção Regional Diamantes do Futuro na temporada de 2021, serão divulgados em reunião online na noite desta terça-feira, e reunirá os atletas, seus respectivos treinadores e membros da Confederação Brasileira.