Após a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) adiar o início do Campeonato Estadual 2019 para o dia 6 de abril, devido as obras atrasadas nos estádios Rezendão e Mirandão, localizados respectivamente em Gurupi e Araguaína, o Governo do Tocantins, por meio da Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), anunciou que vai intensificar os trabalhos para que as reforças de adequação sejam concluídas o mais rápido possível e a competição não seja ainda mais prejudicada.

De acordo com a gestão estadual desde 2018, o estádio Rezendão passa por reformas que possam proporcionar mais conforto e segurança aos torcedores. Além da construção de bilheteria e enquadramento do local as normas de combate ao incêndio, recebem melhorias as arquibancadas, iluminação e o gramado.

No Mirandão, o Executivo Estadual pretende resolver o problema de impermeabilização na estrutura das arquibancadas que é arrastado desde de julho do ano passado. Segundo o Palácio Araguaia, um cálculo errado no projeto inicial feito na gestão anterior, atrasou o processo que precisou ser refeito e com isso a entrega das obras ficou comprometida. Outros pontos como iluminação, pintura, além de rampa de acesso, devem ser priorizados para que o estádio seja liberado para os jogos com torcida.

Araguaína conta com duas equipes na disputa do estadual, Sparta e Araguaína, que usam o estádio local para mandar seus jogos. Com a impossibilidade do uso, as equipes são prejudicadas na parte de arrecadação com ingressos. Para tentar amenizar isso, a ideia que o processo de impermeabilização possa ser feito por etapas e assim liberar as acomodações por parte.

As reformas nos dois locais de jogos começaram em 2018, caso não fossem iniciadas, os estádios ficariam impossibilitados de receberem partidas oficiais. O início das obras só foi possível graças a recursos federais, que são provenientes de emendas parlamentares destinadas a esses serviços.

Próximo ano

Após o fim do Campeonato Estadual 2019, a Seduc informa, via nota assinada pelo o superintendente do órgão Robson Ferreira, que pretende convocar as entidades envolvidas com o futebol estadual, sejam elas instituições públicas, torcedores ou clubes para realizarem um planejamento do Campeonato Tocantinense de 2020. Além disso, o fortalecimento das categorias de base é outro ponto defendido pela secretaria, pois isso ajudaria os clubes profissionais com o surgimento de novos talentos.