Em seu primeiro ano no futebol chinês, o tocantinense Ricardo Lopes vive um momento especial no Superliga da China. Um dos artilheiros do Shanghai SIPG no campeonato, o atacante espera que o time consiga conquistar o título nesta temporada. A equipe ocupa a primeira colocação do Grupo B da competição, com 20 pontos conquistas em oito partidas disputadas.

Natural de Nova Rosalândia, Ricardo Lopes acredita que mesmo com o bom início o time ainda pode evoluir. "Estamos fazendo um bom início de temporada e melhorando nosso rendimento em campo jogo a jogo. Temos que manter esse ritmo forte agora para crescermos ainda mais de produção nestas próximas semanas. Vejo o grupo muito motivado para conquistar seus objetivos nesta sequência de 2020", disse.

O tocantinense tem quatro gols na competição e ao lado de Oscar (5) e Hulk (2), a trica de brasileiro é dona de 11 dos 20 gols marcados pelo Shanghai SIPG até aqui. No próximo sábado, 5, o time entra em campo pela 9ª rodada do torneio e vai enfrentar o Hebei Fortune. Ricardo Lopes diz que a meta do time é conquistar o título do torneio nacional, que por conta da pandemia tem um formato diferente das outras edições. “Nossa meta, sem dúvida, é fazer um grande campeonato e buscar o título da competição nesta temporada. Estamos nos dedicando muito para que isso seja possível nos próximos meses”, comenta.

Trajetória

O time chinês pagou 5,4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) para tirar Ricardo Lopes do Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul. Por lá ele fez parte do elenco que conquistou a Liga dos Campeões da Ásia logo em seu primeiro ano defendo as cores do clube.

Depois disso, por três temporada seguidas virou protagonista do time e conquistou por três anos seguidos (2017, 2018 e 2019) o título da K-League. Ao todo, nas quatro temporadas que o atacante defendeu o Jeonbuk Motors disputou 124 jogos, conquistou 4 campeonatos, marcou 22 gols e por 22 vezes deixou os companheiros na boa para marcarem gols.

Novo Formato

O Campeonato Chinês segue um protocolo rígido desde seu retorno em 25 de julho. A primeira fase foi dividida em dois grupos com oito times na cidade de Suzhou, e os outros oito ficarão em Dalian. Os times vão se enfrentar dentro do próprio grupo em confrontos de ida e volta. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata, ainda sem data definida.

Grupo A (sede em Dalian): Guangzhou Evergrande, Jiangsu Suning, Shandong Luneng, Henan Jianye, Dalian Pro, Guangzhou R&F, Shanghai Shenhua e Shenzhen FC.

Grupo B (sede em Suzhou): Shanghai SIPG, Beijing Guoan, Wuhan Zall, Tianjin Teda, Chongqing Dangdai, Hebei Fortune, Qingdao Huanghai e Shijiazhuang Ever Bright.