Os jogadores da seleção de futebol da Arábia Saudita protagonizaram nesta quinta-feira (8) uma cena que gerou polêmica no mundo do esporte, pouco antes do início da partida contra a Austrália, válida pela 8ª rodada da 3ª fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. O jogo foi realizado em Adelaide, no sul do país oceânico.

Uma homenagem às vítimas do atentado terrorista em Londres, na última semana, estava programada. Como de costume, antes do apito inicial, os atletas australianos se reuniram sobre a linha do círculo do meio do campo e, abraçados, observaram o minuto de silêncio. Porém, os sauditas não formaram a fila e continuaram realizando movimentos de aquecimento, inclusive com a bola. Os torcedores também ficaram em silêncio durante a homenagem.

Após o final da partida, a Federação Australiana de Futebol disse que os sauditas concordaram com a homenagem, mas que o perfilamento não é um costume da cultura do país. "A FFA foi ainda aconselhada pelos funcionários da seleção saudita que essa tradição não estava de acordo com a cultura saudita e que eles iriam para o lado deles e respeitariam nosso costume enquanto ocupariam suas próprias posições no campo", afirmou um porta-voz da entidade máxima do futebol da Austrália.

O islamismo é a única religião autorizada para seguimento na Arábia Saudita. O país asiático, com mais de 30 milhões de habitantes, tem cerca de 1 milhão de cristãos, quase todos estrangeiros.

No jogo, os sauditas foram derrotados por 3 a 2, mas seguem na liderança do Grupo B, empatados agora com o Japão e a própria Austrália. Com mais duas rodadas para serem disputadas, apenas duas seleções se classificarão para o Mundial. A 3ª colocada irá para a repescagem contra o país que ocupar a 3ª posição no outro grupo. A Ásia dispõe de cinco vagas para a Copa.