Os atletas da África dominaram nesta quinta-feira a 91ª Corrida de São Silvestre, realizada nas ruas da cidade de São Paulo, com a etíope Ymer Ayalew garantindo o bicampeonato entre as mulheres e o queniano Stanley Biwott cruzando na primeira colocação entre os homens.

Esta é a quinta edição consecutiva da prova que corredores do continente ficam na primeira posição no masculino e feminino. O último "intruso" foi o brasiliense Marílson Gomes dos Santos, em 2010.

A atleta da Etiópia, que levou a melhor no ano passado com o tempo de 50min43s, cruzou os 15 quilômetros neste ano em 54min01. Na reta final, Ayalew precisou apertar o ritmo para deixar para trás a queniana Delvine Meringor, que ficou em segundo, seguida pela tanzaniana Failuna Matanga.
Sueli Pereira foi a melhor brasileira, ao cruzar a linha de chegada no quarto posto, com o tempo de 54min11s. Esse foi o melhor resultado do país no feminino desde o segundo lugar de Simone Alves, em 2010. Joziane Cardoso completou o pódio, na quinta posição.
A reta final mais emocionante, no entanto, ficou guardada para a disputa masculina, com Biwott disparando nos metros finais, deixando para trás o etíope Leul Aleme, fechando a prova com o tempo de 443min10s, apenas três segundos a frente do rival.
Também da Etiópia, Feyisa Gemechu ficou em terceiro, seguido pelo queniano Edwin Kipsang. Giovanni dos Santos, repetiu a condição de melhor do Brasil pelo quarto ano consecutivo, com a mesma quinta posição do ano passado, com 44min58s.