O ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes foi banido do esporte no último domingo (31). A saída vem devido às acusações de abusos sexuais contra crianças e adolescentes de 1999 a 2016.

A decisão foi tomada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Ginástica) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e já está valendo. Além do afastamento, Fernando terá de pagar uma multa de R$ 1,6 milhão.

A sentença foi definida de forma unânime entre o júri. O ex-treinador foi julgado com base em 2 artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 243, que diz sobre constranger alguém mediante violência, ameaça ou outro meio; e o 258, que dispõe sobre conduta e ética desportiva descritas no Código.

Por tratar-se da maior instância do caso no Brasil, os advogados de Fernando não têm como recorrer da decisão. Podem questionar a sentença internacionalmente, ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça.

ENTENDA O CASO
Em junho de 2016, 1 garoto de 12 anos que era treinado por Fernando Lopes em São Bernardo do Campo, São Paulo, o denunciou por abuso. A acusação afastou o ex-técnico da Olimpíada do Rio de Janeiro do ano, na época ele treinava o ginasta Diego Hypolito.

Após a 1ª denúncia, uma série de relatos contra o técnico foram registrados. O programa Fantástico chegou a veicular uma reportagem em que 40 vítimas alegavam ter sofrido abusos ao longo da carreira de Lopes, o 1º deles de 1999.

Fernando Lopes segue sendo investigado pelo MP (Ministério Público) e pela Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente, de São Bernardo.