Uma cena até pitoresca, mas real. Uma vaca aparece repentinamente e atravessa um trecho de muita areia pesada e colidi com o piloto tocantinense Ronaldo Imay durante o quinto dia de disputa do Rali do Sertões. Resultado: japonês voador caiu por cima da mão esquerda, fraturando o osso rádio e deu adeus ao sonho do tricampeonato do Rali do Sertões na categoria Over 45, que ele venceu nos anos de 2016 e 2017.

“Estávamos buscando uma recuperação na competição, porém, no quinto dia, no km 107, tivemos esta surpresa da vaca entrar no trajeto e eu não tive tempo de desviar e acabei sofrendo este acidente. Fui prontamente resgatado pela organização, onde tive que abandonar a prova”, explicou o piloto que mora em Palmas desde 1997.

Imay conta que antes de sofrer o acidente teve muita dificuldade no primeiro dia, motivada por fortes dores na mão direita, a que tinha luxado durante a disputa do Baja Jalapão 500, em julho. Segundo ele, com isso perdeu muito tempo chegando a errar navegação. Já nos outros dois dias, ele disse que já foi mais tranquilo, onde nesse caso estava ocorrendo um nivelamento dos pilotos e ficando difícil recuperar tempo em relação aos outros competidores.

Ele conta ainda que no quarto dia, o início da etapa Maratona, onde ficaria este dia e o quinto sem manutenção na moto, iria usar a estratégia para tentar se recuperar no rali. Mas com o acidente, só restou pensar em 2019. “Pelos resultados dos outros competidores eu iria para segunda colocação na minha categoria, senão tivesse ocorrido o acidente. Teria então mais dois dias para tentar brigar pelo primeiro lugar. Mas a sorte quis assim. Já fiz a operação do braço e agora é recuperar para ano que vem”, comentou o japonês.

Na categoria Over 45 o campeão deste ano não foi o japonês voador tocantinense, porém, o título acabou sendo de outro japa, Osmar Yuiti Shimosaka. O vice-campeão foi Dimas Matos e o terceiro colocado Luiz Nutti. A caravana da 26ª edição do Rali do Sertões, que teve início no dia 19 de agosto, em Goiânia e a chegada dia 26, em Fortaleza (CE), completou 3.607 quilômetros percorridos ao longo de sete dias e passando pelos estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará.