Jogo coletivo e trabalho de equipe. Essas são as características desejadas pelo técnico do Goiás Maurício Barbieri para a montagem da equipe da estreia no Campeonato Goiano, no próximo domingo (20), às 17h, contra o Goiânia, no Serra Dourada, bem como para o restante da temporada 2019.

"O foco do trabalho é na equipe toda. A ideia é que seja uma equipe fiel à tradição do Goiás, de tratar bem a bola, mas nunca sonhando baixo. Sempre sonhando alto", revelou o treinador, de 37 anos, em entrevista concedida na redação do POPULAR à repórter Karina Azevedo na tarde desta sexta-feira (18).

Para Barbieri, o momento é de preparar o time para as três competições do ano (Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro Série A) sem divisões e sim de forma agregada. Contrapondo Flamengo e Palmeiras, equipes que fizeram contratações de peso para a composição do elenco na temporada, o técnico defendeu as ações do esmeraldino quanto à chegada de reforços. "Mais importante do que contratar grandes jogadores é contratar os jogadores certos. Fazendo com que a equipe seja muito coesa, acho que a gente tem condição de competir em bom nível".

Ex-treinador do Flamengo e responsável por garantir espaço no rubro-negro para jogadores como Lucas Paquetá e Vinícius Júnior, hoje no Milan-ITA e no Real Madrid-ESP, respectivamente, Barbieri comentou sobre como lidará com a base alviverde e afirmou que foi ele quem solicitou a subida de quatro atletas que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior para o elenco profissional: o zagueiro Yago, o volante Filgueira, o meia Flavinho e o atacante Vinícius. "O Goiás tem a tradição de revelar grandes jogadores. Acho que eles têm que buscar o espaço deles. Só depende deles. Eles têm qualidade e potencial, e nada impede que venham a fazer um grande ano".

Valorizando os centroavantes Brenner e Júnior Brandão, que chegaram no início do ano ao Goiás, o treinador refutou a possibilidade da vinda do atacante Rafael Moura no momento. "A gente está muito confiante que os dois homens de frente vão dar um retorno". Ao falar dos dois estrangeiros contratados pelo alviverde, o lateral esquerdo peruano Nilson Loyola e o atacante uruguaio Leandro Barcia, Barbieri disse que a adaptação dos dois ao futebol brasileiro está sendo "bacana". "É preciso ter paciência. O tempo vai dar uma tônica legal".

Sobre a chegada de Sidão e Marlone, considerados os principais reforços do alviverde para o ano, o técnico afirmou que os atletas estão felizes na equipe. "Acho que tem uma expectativa alta. Conversei com os dois, mas não só com eles. Todos os jogadores que o Goiás traz têm uma expectativa alta. Eles sabem da responsabilidade grande, do peso e da grandeza do Goiás. Estão trabalhando bem e felizes. Isso que é importante", contou.

Barbieri solicitou ainda o apoio irrestrito da torcida para a temporada. "Os torcedores são muito importantes. O trabalho está sendo desenvolvido para que o time esteja sempre brigando na parte de cima da tabela. O Goiás é muito mais forte com sua torcida".

Assista abaixo a íntegra da entrevista de Maurício Barbieri: