O grupo alemão Volkswagen informou nesta sexta-feira que 5 milhões de veículos de sua principal marca em todo o mundo foram afetados pela manipulação de números de emissões de poluentes, um escândalo que provocou a renúncia do presidente da companhia.

Certos modelos fabricados em anos específicos foram equipados exclusivamente com o motor a diesel EA 189, no qual se detectou nos EUA o software que adulterou as emissões de poluentes provocadas por ele. Entre eles estão o Golfe de sexta geração, o Passat da sétima geração Y e a primeira geração do Tiguan.

Todos os novos carros da Volkswagem que cumprem com a legislação europeia EU-6 não foram afetados pelo problema, o que inclui os novos modelos do Golfe, Passat e Touran.

"Trabalhamos a toda velocidade em uma solução técnica que apresentaremos aos nossos parceiros, clientes e à opinião pública o mais rápido possível. Nosso objetivo é informar aos nossos clientes o quanto antes para que seus veículos cumpram com as regulações", disse o diretor da Volkswagen, Herbert Diess.

"Garanto que a Volkswagen fará tudo o que for humanamente possível para recuperar a confiança de nossos clientes, vendedores e da opinião pública", afirmou o representante da principal marca da companhia automobilística alemã.

O grupo Volkswagen também anunciou que informação quantos são os veículos afetados em cada país.

Além disso, a empresa alemã reiterou que trabalha em estreita colaboração com as autoridades para buscar soluções e que os veículos são tecnicamente seguros e funcionam corretamente.

A Volkswagen reconheceu que enganou os órgãos de regulação durante anos, de forma sistemática, ao instalar um software nos motores a diesel EA 189, que permitia que o veículo reconhecer que estava passando por testes e, dessa forma, reduzir os números de emissões de óxido de nitrogênio.