Com capacidade para produzir até 170 litros de álcool e 300 quilos de resíduos úmidos com uma tonelada de batata-doce foi inaugurada na manhã de hoje, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, a usina de etanol. Segundo o pesquisador, professor Márcio Silveira, reitor da UFT, a miniusina irá funcionar como uma espécie de vitrine tecnológica, cujo produto não tem fim comercial.  

 

“A ideia da UFT é que esse trabalho sirva como vitrine tecnológica para que os produtores possam conhecer a inovação e levar suas propostas às cidades e implantar suas usinas. A proposta é que a matéria prima da usina da universidade seja produzida pelos produtores da nossa região”, explicou Silveira, acrescentando que são muitas as possibilidades dentro da usina, como a fabricação de álcool para indústria farmacêutica e de bebidas.

 

Para a estudante Amanda Sousa, aluna de Mestrado de Agroenergia, a nova tecnologia é um marco no Estado. “Ingressei no projeto ainda na graduação de Engenharia Ambiental e pude perceber que a batata-doce chegou para mudar o cenário do Tocantins, que irá crescer muito com as usinas de etanol de batata-doce.”

 

Mais detalhes sobre o assunto você confere na edição do Jornal do Tocantins de amanhã e neste site.