Quase 500 novas vagas de emprego foram criadas no setor do turismo no Tocantins em 2019, representando um crescimento de 185% com relação a 2018. Esse mesmo cenário ocorreu em todo o País, conforme uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No Tocantins, esse é o segundo crescimento consecutivo, sendo que em 2018 o número de novas criadas havia sido 175, um dado bem diferente de 2017, quando o setor teve uma queda e o saldo de novas vagas era negativo, sendo de – 137.

Apesar do aumento no número de vagas de emprego, o faturamento caiu conforme mostra o ICV-Tur, que é um índice da pesquisa elaborada pela CNC em parceria com a Cielo. Este índice aponta que o setor, em 2019 teve um faturamento de R$ 510,6 milhões, que se comparado com 2018 reduziu em aproximadamente e R$ 4 milhões.

Nacional

Nacionalmente, conforme a pesquisa, o crescimento encontrado ficou em 35.692 novos postos de trabalho, configurando aumento de 163,6% em relação às vagas de 2018. Entretanto, esse aumento no número de trabalhadores na área não compensou o déficit registrado entre 2015 e 2017.

No que se refere à evolução no número, a CNC revela que a empregabilidade do setor tem acompanhado o dinamismo do mercado de trabalho em geral.

Investimento

Para 2020, o Governo do Tocantins anunciou investimentos em vários projetos de infraestrutura nas regiões turísticas, além de qualificação profissional. Também ocorrem neste ano ações voltadas a feiras do segmento no Brasil e no exterior. 

“As feiras de turismo oferecem uma oportunidade ímpar de divulgação para os nossos principais cartões-postais, além de atrair atenção para atrativos ainda pouco conhecidos, tanto para os profissionais do mercado quanto o público consumidor”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, ao lembrar que a divulgação das potencialidades do Estado é compreendida pelo governador Mauro Carlesse como fundamental ao fomento de toda a cadeia produtiva do turismo tocantinense.