Com a intenção de impulsionar as vendas de final de ano, as lojas de Palmas estão vestidas de Natal desde o mês de novembro e, segundo o gerente de uma loja de decoração e presentes Wekisilei de Lima, as vendas de final de ano em estabelecimentos como o que ele gerencia são divididas em dois tempos distintos. A partir do início de novembro começam a ser exibidos os itens de decoração, que é o mês em que as pessoas iniciam as decorações natalinas. “Estas vendas costumam ser aquecidas logo que a cidade recebe a decoração natalina. Parece que aumenta o desejo das pessoas de também decorarem suas casas”, diz o gerente.

Lima explica que há 28 anos trabalhando neste ramo aprendeu que uma vitrine bem montada faz com que os clientes entrem nas lojas. “A primeira coisa que pedem é a decoração da vitrine. Tanto, que a nossa desse ano já esgotou. Fizemos tudo em nude e quase não temos mais peças nesse tom”, conta.

Conforme o gerente, o segundo momento é o que as pessoas procuram os presentes que vão trocar nas festas natalinas, seja com as famílias, amigos ou nas confraternizações de trabalho. “A expectativa é que este ano nossas vendas subam em relação ao ano passado. As de decoração cresceram cerca de 15%, as de presentes só no final de dezembro será possível estimar”.

E entre os clientes que estão ajudando a tornar as expectativas realidade são as amigas Fátima Miranda e Eliane Pinheiro Ferreira, ambas servidoras públicas. Todos os anos elas ficam responsáveis por organizar a confraternização de final de ano, cuja festa inclui decoração natalina, troca de presentes e o tradicional comes e bebes. Ontem, as duas procuravam por enfeites e contaram que pesquisam antes de comprar, anotam e depois retornam em busca dos produtos mais baratos.

Mas, além dos compromissos sociais, as amigas também contam que enfeitam as casas e trocas presentes com a família. “Em casa a decoração é bem básica, porque sempre viajo para passar o final de ano com minha família, que mora em outro estado”, conta Fátima.

Já Eliane, que também tem família fora do Tocantins, disse que apesar de viajar no final de ano faz questão de decorar a casa com motivos natalinos e de trocar presentes. “Sou de Juazeiro do Norte (CE) e moro aqui. Todos os anos é esta rotina, confraternização, decoração e viagem para ver a família. Então é preciso pesquisar”, conclui.