O Estado do Tocantins passa a contar com mais um incentivo para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Desde este sábado, 6 de julho, começou a operar no Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, o primeiro voo direto com destino ao Nordeste, especificamente em Recife, capital de Pernambuco, no  Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

O voo inaugural, desenlace da fita e batismo da aeronave com arco de água feito pelo Corpo de Bombeiros ocorreram em Palmas e também em Recife. A Azul Linhas Aéreas é a responsável pela operação. Até então para ter acesso ao Nordeste era necessário realizar escalas em outras localidades, como Brasília e São Paulo.

O voo direto partirá de Palmas sempre aos sábados às 10h45 com chegada prevista às 13h25. A saída da capital de Pernambuco ocorrerá às 14h15 com pouso em Palmas previsto para 16h55. A duração da viagem é estimada em 2 horas e 40 minutos. Quanto aos preços, a variação ocorrerá de acordo com as datas e ida de volta, assim como é praticado pelas demais empresas de avião. Em uma pesquisa feita no site da empresa às 10h deste sábado, com retorno para o mesmo dia, o preço da passagem para uma pessoa com ida de volta inclusos foi cotado em R$ 1.756,44.

O jato Embraer E195 tem capacidade para 118 passageiros, distribuídos em uma classe, além do espaço destinado ao transporte de carga. Antes do voo inaugural em Palmas, uma breve recepção ocorreu com a presença de políticos, empresários da área de turismo e profissionais da imprensa, dentre eles o vice-governador do Tocantins Wanderlei Barbosa (PHS); o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra; o secretário de Comunicação, Vieira de Melo; o diretor de relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras e do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva. O Jornal do Tocantins viajou a convite do governo do Tocantins e da Azul.

A partir de Recife, os passageiros originários do Tocantins poderão se conectar diretamente com Natal, João Pessoa, Fernando de Noronha, Maceió e Fortaleza. De Palmas poderão se conectar direto com Goiânia.

Impulso

A operação ocorreu após a implementação do programa de incentivo fiscal Prologística, do governo estadual, que reduz a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação na região.

O Prologística é voltado para empresas de logística, distribuição de produtos e transporte aéreo no Tocantins. Concede por até dez anos a redução na base de cálculo de forma que resulte em carga tributária efetiva de 3% nas saídas internas de combustível de aviação. O valor anterior era de 14%.

Dentre as condicionalidades está a de que a empresa de aviação terá que manter voos regulares com saídas do Tocantins para outras localidades no Norte e Nordeste.

Para o vice-governador do Tocantins a intenção é facilitar o acesso às atrações turísticas o Estado tem. "Além do Jalapão, que é o roteiro turístico mais importante do Tocantins, essa abertura de tráfego vai aproximar ainda mais os turistas e empresários. Estou feliz com essa conquista histórica", explica Barbosa ao destacar que a redução da alíquota vale para todas as empresas, desde que atendam os critérios específicos para a adesão.

Questionado sobre a ampliação da oferta de voos diretos também para outras capitais nordestinas e nortistas, Barbosa destaca que a gestão está em busca dessa ampliação e conectividade.
Na avaliação do representante da Azul, o momento é de comemoração. "Realizamos um estudo de mercado e vimos em Palmas um grande potencial, pois é um estado em franco desenvolvimento", informa Veras.

Ainda de acordo com Veras, 44% do custo de um voo é o combustível e essa redução de 11% foi essencial para a tomada de decisão da empresa em viabilizar essa expansão.
O representante da Azul Carga Express no Tocantins, Vitor Alexandre Maluf Neto, acredita que um novo mercado se abre. "Só neste voo despachamos mais de 800 quilos de carga com destino a Recife, Maceió e João Pessoa. Isso agilizará as entregas no Nordeste.

Maluf Neto informa também que agora existem condições propícias também para expandir o mercado de frutas. "O momento é propício para buscarmos contatos com associações de produtores de frutas para enviar o que é produzido no Tocantins para outros locais, isso de forma mais rápida com a diminuição as perdas e agilidade nas vendas. 

Araguaína

Durante a apresentação do voo inaugural, Ronaldo Veras informou que nos dias 7 e 8 de agosto uma equipe técnica da empresa estará em Araguaína, Extremo-Norte do Tocantins, para checar a situação do aeroporto com vistas na atuação da Azul na cidade. "O estudo já foi realizado e agora é checar detalhes mais técnicos, se será necessária a adequação estrutural para atender às exigências dos órgãos competentes",  adianta.
Sobre o destino do voo, Veras não confirmou, mas informou que existe a possibilidade de conexão direta com Goiânia (GO).

Recife

Na capital pernambucana a comitiva foi recebida pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes. "É o início de uma parceria entre os dois estados. O próximo passo é viabilizar projetos e ações de fomento do turismo. "É uma possibilidade de acentuarmos o intercâmbio cultural e promovermos o turismo e incentivarmos a geração de renda, vindo pessoas do Tocantins para conhecer nossas beleza e no sentido oposto", exalta.

O aeroporto de Recife realizada cerca de 100 voos diários com destino a diversos países.