Nesta terça-feira, 15, vence o prazo para os tocantinenses garantirem a regularidade de seus veículos com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019 para todas as placas do Tocantins. Ainda assim, há pessoas que deixaram para a última hora e compareceram, nesta segunda-feira, 14, ao Departamento de Trânsito (Detran) para imprimir as guias do Imposto.

Uma delas foi a enfermeira Juliana Gomes de Sousa, de 22 anos, que explicou o motivo até cômico de resolver a situação em cima do prazo. “Minha mãe me lembrou ao telefone sobre o pagamento do IPVA que eu havia esquecido completamente e já vim hoje para tentar pagar”, afirmou, ressaltando que possui seu próprio veículo há exatamente um ano e não tinha se atentado para o pagamento do imposto. “Fiquei chocada com o valor, não me programei antes, agora tenho que pagar”, frisou.

Já o armador de ferragens Clovismar Ferreira Leite, de 42 anos, se programou e pagou o IPVA do seu veículo há mais de dois meses. “Eu paguei antecipado para evitar justamente esse tumulto do prazo final, muitas vezes o Sistema dá problema. Mas brasileiro é assim, alguns deixam para última hora por necessidade e outros porque vai deixando passar”, disse. Mas ele não teve como fugir porque estava no Detran fazendo um favor para uma parente. “Vim pegar as guias para minha irmã, não teve jeito”, lembrou.

As filas estavam pequenas no guichê de impressão do boleto e o processo estava mais rápido. O pedreiro Teixeira Lima de Souza, de 37 anos, por exemplo, já está na segunda vez que comparece ao Detran para pagamento de IPVA. Isso por que ele tem dois veículos, uma moto e um carro, e ainda faltava o pagamento de um deles. “Do carro eu paguei há alguns meses, já o da moto ainda não tinha o dinheiro para pagar e só consegui agora. Mas estou pagando no prazo, pois considero prioridade pagar os impostos e nunca deixei vencer nenhuma vez desde que possuo meus veículos”, afirmou o motorista.

Neste ano, os motoristas e pilotos tinham três formas para pagamento do IPVA: com desconto de 10% para quitação à vista até 15 de janeiro de 2019; em 10 vezes, com primeira parcela paga também dia 15 de janeiro de 2019, ou sem desconto, com pagamento feito somente até 15 de outubro deste ano.

O contribuinte pode emitir a guia direto no Detran para fazer o pagamento no banco ou pelo aplicativo de celular. Para dar baixa no sistema do Departamento, é preciso aguardar até 48 horas e, só então, emitir o documento. As alíquotas também podem ser conferidas no site da Secretaria da Fazenda, onde também pode ser retirado o boleto para pagamento.

Licenciamento

No dia 19 de setembro, o Detran publicou Portaria no Diário Oficial do Estado alterando os vencimentos do Licenciamento de Veículos de 2019 e os motoristas precisam se atentar a esse segundo prazo. O órgão destacou que o IPVA continua com o vencimento no dia 15 de outubro, porém, o licenciamento anual teve o vencimento de acordo com a tabela abaixo:

Vencimento        Placa Final

15/10/2019           1,2,3

15/11/2019           4,5,6,7

15/12/2019           8,9,0

Segundo o Detran-TO, há mais de 715 mil veículos que devem pagar o tributo. Com esse número, o governo estadual pretende arrecadar aproximadamente R$ 279 milhões.

O Jornal do Tocantins pediu à Secretaria da Fazenda (Sefaz) os números de quantos veículos ainda não tiveram o Imposto pago e aguarda retorno.