O volume de serviços no Tocantins teve mais uma queda (- 0,5%) em agosto. Nos meses de junho e julho, as variações eram de -3,1 % e -0,1 %, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que considera as empresas que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.   

Por outro lado, na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços no Tocantins cresceu 21,5%. O Estado ocupa a sétima posição nesse sentido, em relação aos indicadores regionais. Nos últimos 12 meses (até agosto), a variação chegou a 10,5 %. 

Já no acumulado de 2021 (janeiro a agosto), frente a igual período de 2020, o crescimento do volume de serviços no Brasil (11,5%) se deu em todas as 27 unidades da federação. No Tocantins, o setor avançou 18,4% frente a igual período do ano anterior, sendo o terceiro que mais apresentou crescimento, perdendo apenas para Roraima e Acre. 

O levantamento também indica que em relação a receita nominal de serviços, o Tocantins apresentou em agosto uma variação de 0,2 %. No acumulado do ano (janeiro a agosto) chegou a 20,3 % e 11,6 % nos últimos 12 meses. Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, registra-se uma média de 24,9 %.