A termoelétrica Porto de Sergipe 1, que será movida a gás importado e que foi inaugurada há 1 ano pelo presidente Jair Bolsonaro, teve problemas nas turbinas e deve começar a operar somente em dezembro de 2021.

Consequentemente, não será usada para produção de energia elétrica durante o pior período de estiagem nos reservatórios das hidrelétricas.

Procurada, a Celse (Centrais Elétricas de Sergipe S.A), empresa local de energia responsável pela administração da usina, disse que não possui assessoria de imprensa.

O Poder360 também entrou em contato com um diretor da empresa, que disse que não tem autorização para falar sobre o assunto.

A construção da usina ocorreu por meio de um empréstimo de U$ 200 milhões da IFC  (sigla em inglês para Corporação Financeira Internacional), do Grupo Banco Mundial.

É considerada a maior usina da América Latina em seu segmento, com potência de 1551 MW. Segundo a central elétrica, o empreendimento é capaz de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.

Segundo informações da Celse, a usina é a primeira no Brasil a receber o modelo de turbina 7HA, considerado o mais eficiente do mercado de termelétricas.

A usina tem uma linha de transmissão de 33 km de extensão responsável por levar energia até a subestação de Jardim, em Nossa Senhora Senhora do Socorro (PE), onde se conecta ao SIN (Sistema Interligado Nacional).