As atividades presenciais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estão suspensas a partir desta sexta-feira, 20. A medida tomada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) visa a prevenção do contágio do coronavírus.

Conforme o órgão, os trabalhadores poderão continuar acessando os serviços do Sine pelos aplicativos e em caso de dúvidas, o atendimento por telefone acontecerá das 8 às 18 horas. Confira aqui os contatos das nove unidades do Sine no Tocantins

Aplicativos

No aplicativo Sine Fácil o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas, candidatar-se às oportunidades de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas. Também é possível atualizar o cadastro profissional. Com o mesmo aplicativo, o empregador pode cadastrar as vagas, pesquisar perfil profissional de candidatos e selecioná-los para as entrevistas. Também é possível divulgar o resultado final do processo seletivo no aplicativo.

Para baixar o Sine Fácil é só acessar o  Play Store do seu celular. Segundo o órgão, existem duas formas de entrar no Aplicativo, ao baixá-lo haverá a opção “Entrar com gov.br”  e “Entrar com QR Code”, que é disponibilizado nas unidades do Sine.

Neste caso, o trabalhador pode optar pela primeira opção e preencher os dados solicitados, com nome, data de nascimento, nome da mãe, local de nascimento e CPF. O processo de instalação e preenchimento é autoexplicativo, mas se houve duvidas o Sine disponibiliza o passo a passo aqui.

Já a carteira de trabalho digital pode ser habilitada no aplicativo CTPS Digital, que funciona como uma extensão do documento físico. No aplicativo é possível consultar os contratos de trabalho, em que são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos bem como os dados da empresa contratante, cargos e salários. As dúvidas sobre esse aplicativo pode ser tiradas aqui, no passo a passo.