A Black Friday traz diversos descontos para os consumidores nesta sexta-feira, 29. As lojas e o comércio de Palmas se pintou de anúncios de descontos de até 90%. Apesar das vantagens, os consumidores começaram as compras de forma tímida.

Em um shopping da Capital, em grande parte das lojas, o movimento estava ameno. Algumas formavam grandes filas, mas sem o “quebra-quebra” comum da data. Muitas pessoas estavam satisfeitas com os preços, outros nem tanto.

Caso da atendente Milene de Almeida, que utilizou seu horário de almoço para ir ao shopping verificar os preços de uma máquina de lavar. “Está mais caro do que antes da promoção. Os preços não estão diferentes de dias normais. A máquina que encontrei o preço está bom, mas a quantidade de quilos não me agrada”, disse.

A doméstica Maria Nazaré Alves da Costa veio até o shopping procurar por panelas e se deu bem. Chegou no local às 11 horas e logo encontrou o que queria.

Consumo

Datas marcadas pelo aumento nas vendas como a Black Friday e até mesmo o Natal não foram suficientes para aquecer as vendas em novembro, e uma pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas registrou uma leve queda, obtendo uma variação negativa de 1,3%.

A pesquisa da Fecomércio Tocantins aponta ainda que os motivos para essa leve queda são a renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual e mau momento para aquisição de bens duráveis. Em comparação com novembro de 2018, entretanto, houve um crescimento de 7,1 pontos.