O Tocantins chega aos 30 anos com quase 50% de sua frota veicular com idade de dez a 15 anos ou mais. E é exatamente o envelhecimento da frota de veículos que chama atenção de um nicho muito específico do mercado de carros usados, o de seguros de automóveis.

Ainda em 2016, a Superintendência de Seguros Privados, órgão do Governo Federal, editou a Resolução 336, que dispõe sobre as regras e os critérios para operação do seguro popular de automóvel com permissão de utilização de peças usadas oriundas de empresas de desmontagem, conforme lei específica, para a recuperação de veículos sinistrados com cobertura securitária.

Embora não se refira a coberturas específicas para veículos antigos, ela específica normas para oferta de seguros populares, a custos mais acessíveis, permitindo por exemplo a cobertura parcial de sinistros e a utilização de peças usadas para reparo em veículos sinistrados.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apenas 30% dos carros no Brasil possuem algum tipo de seguro, e dentre os que possuem, cerca de 80% são veículos novos e seminovos com no máximo cinco anos de uso, veículos fabricados de 2014 em diante. Assim, é cada vez mais crescente a frota de veículos com mais de cinco anos que poderia ser segurada e a tendência é de aumento de carros mais antigos em circulação a cada ano.

Cabendo no bolso

De olho neste filão, uma seguradora enxerga nesta faixa de veículos usados uma oportunidade e já lançou um seguro mais econômico que para atender a esse mercado. É uma modalidade de seguro com algumas reduções de cobertura que permitem baratear o custo.

A apólice cobre roubo, perda total, prejuízos a terceiros e possui assistências básicas. Por outro lado, não há proteção para colisões e não há franquia, o que possibilita ser um seguro entre -30% e -50% mais barato do que o seguro completo tradicional.

“Estamos preparando outras soluções de produtos de seguro para serem lançadas ainda neste ano, também com o objetivo de atender as expectativas e anseios das pessoas que hoje ainda não possuem seguro do seu carro”, explica Fábio Leme, vice-presidente técnico de empresa de seguros.