Por volta das 12h14 de hoje, um desligamento automático de uma linha de transmissão em Miracema-Colinas deixou as regiões Norte e Nordeste sem energia elétrica por volta de 1 hora. A informação foi divulgada por nota pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo a ONS houve um desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema-Colinas. Logo depois, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, pertencentes à Eletronorte e Taesa, também foram desligados automaticamente.

Segundo informações da Energisa, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região.

A ocorrência causou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). A ONS esclareceu também que seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados de 12 estados, Amazonas, Pará, Amapá, e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.

A interligação foi normalizada por volta das 13h07.