A Receita Federal abre nesta sexta-feira, 23, as consultas ao 3º lote de restituição do imposto de renda. De acordo com o órgão, a 1ª Região Fiscal composta pelos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além do Distrito Federal juntos tem ao todo 458.065 contribuintes que receberão a restituição neste próximo lote, totalizando R$ 621.346.865,75. O pagamento será feito no dia 30 de julho.

No Tocantins, de um total de 196.820 declarações enviadas a Receita Federal, 7.971 apresentaram inconsistências. Para saber se a sua declaração está em malha, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolher o item "Pendências de Malha". Neste local, a pessoa poderá ver se a declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Éder Chaves, Auditor-Fiscal da Receita Federal no Tocantins, traz algumas orientações para os contribuintes que foram verificadas inconsistências em suas declarações.“ Se a declaração está em malha é porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa. Então pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação”, explicou. 

O Auditor-Fiscal alerta que se o contribuinte considerar que todas as informações estejam corretas, ou que a pendência da declaração depende da apresentação de documentos, a pessoa poderá entregar voluntariamente os documentos que comprovam as informações prestadas na sua declaração. A entrega deve ser feita diretamente pelo e-CAC, em formato digital. “Os documentos serão analisados e, se comprovarem as informações apresentadas na declaração, ela deixará a malha fiscal e seguirá o processamento normal. Por isso é importante apresentar todos os documentos que comprovem as informações declaradas”, explicou.