A Qatar Airways e a LATAM Airlines Group anunciaram nesta terça-feira (12) na Inglaterra um acordo com qual a companhia aérea catariana pretende adquirir 10% das ações da empresa latino-americana, mediante uma ampliação de capital.

As duas companhias, membros da "Oneworld Alliance", fizeram o anúncio durante a Feira Aeronáutica de Farnborough, que acontece entre até o dia 17. Conforme o acordo, a LATAM, com sede no Chile, realizará uma reunião de acionistas até 2 de setembro, na qual irá propor uma ampliação de capital por US$ 613 milhões - com a emissão de novas ações a dez dólares por ação -, à qual acudirá Qatar Airways.

O executivo-chefe do Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse que a entrada no conjunto de acionistas da LATAM Airlines "representa uma boa oportunidade para investir e apoiar o desenvolvimento" de sua relação a longo prazo.

"Como companhia aérea de ponta na América Latina e membro-chave da 'Oneworld', este investimento oferece possíveis oportunidades para a rede global da Qatar Airways, junto com nosso bem-sucedido investimento em IAG", afirmou.

Já o executivo-chefe da LATAM, Enrique Cueto, afirmou que o investimento do grupo catariano "apoia o projeto de futuro" da sua companhia aérea, pois, além de reforçar a posição financeira, abrirá a possibilidade de novas conexões.

As duas empresas esperam que a transação seja finalizada ainda neste ano.

Além da nova aliança com o grupo LATAM, a companhia aérea do Catar é a maior acionista do International Consolidated Airlines Group (IAG), matriz da Iberia e da British Airways e também membro de "Oneworld".