Segue até o dia 31 de janeiro o prazo para o cadastro prévio no Programa de Aquisição de Alimentos. A inscrição pode ser realizada por agricultores familiares que desejam comercializar e pelas entidades que queiram se beneficiar com os alimentos adquiridos na modalidade compra com doação simultânea com dispensa de licitação. 

Conforme o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), responsável pelo projeto, o cadastro tem a finalidade identificar a demanda e realizar um levantamento dos beneficiários fornecedores e consumidores para a execução no exercício de 2020.

Para o cadastro, os interessados devem procurar um escritório do Ruraltins. Também existe a opção on-line pelo site do Ruraltins para as entidades, mas para validar o cadastro é preciso apresentar a documentação comprobatória e atender aos requisitos exigidos. 

Programa 

Em 2019, o Programa de Aquisição de Alimentos era uma das iniciativa com o intuito de fortalecer as cadeias produtivas do agricultor familiar e os circuitos locais e regionais. A iniciativa conta com investimentos do Ministério da Cidadania na ordem de R$ 3 milhões. 

Ao todo, 127 municípios foram atendidos com a compra de produtos de 1.200 agricultores e 1.018 de entidades socioassistenciais foram contempladas com a doação de alimentos, sendo que 280 mil pessoas acabaram sendo por elas atendidas.

O PAA é um programa de compras que promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional. O programa adquire dos agricultores alimentos como hortaliças, frutas e verduras, além de produtos processados com certificação sanitária dos órgãos competentes.