Produtores rurais têm até esta terça-feira, 10, para declarar o rebanho vacinado na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa que contemplou bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. A comprovação deve ser feita nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o produtor precisa levar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida. A multa para o produtor rural que deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

A Adapec reforça que aqueles que não têm bovídeos na faixa etária indicada na campanha, também precisam declarar os animais adultos, inclusive de outras espécies. A segunda etapa da campanha ocorreu de 1º a 30 de novembro, a estimativa era vacinar cerca de 4 milhões de animais. O Tocantins conta com mais de 56,4 mil pecuaristas.

“Já ultrapassamos 95% de cobertura vacinal, estimamos que após o encerramento esse número possa chegar a um valor próximo de 100%, pois sabemos que boa parte dos produtores já adquiriram a vacina, mas ainda não vieram declarar nos escritórios”, disse o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.