Em uma propriedade rural do município de Goianorte, a 241 km de Palmas, foram apreendidos 260 litros de herbicidas falsificados e 40 litros de produtos que eram utilizados para fabricar o produto. A ação aconteceu ontem durante uma operação de combate a comercialização ilegal de produtos agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e a Polícia Civil (PC). O proprietário da fazenda, nome não divulgado, foi multado em mais de R$ 8 mil. 

A apreensão foi realizada após uma denúncia de que um produtor rural comercializava e usava agrotóxicos de maneira irregular. Ao chegar a fazenda as equipes da Adapec e da polícia constataram que o proprietário da fazenda manipulava vários produtos em uma mistura falsificada de herbicida e posteriormente vendia esse produto. 

Multa

Na hora da apreensão o proprietário não se encontrava na fazenda somente o caseiro do local. Posteriormente o fazendeiro foi localizado no município de Presidente Kenedy, a 206 km de Palmas. Após contato dos órgãos responsáveis ele se apresentou e assinou os documentos de autos da infração. 

Segundo informações da Adapec, ele foi autuado pela comercialização fracionada de produtos, comercialização e utilização de agrotóxico sem registro nos órgãos competentes estaduais e federais, reutilização de embalagens de agrotóxicos e manuseio de produtos sem os devidos cuidados com a saúde humana e o meio ambiente.

Os produtos apreendidos foram lacrados e foram armazenados em local seguro na propriedade. Os produtos permaneceram estocados até investigação. O proprietário assinou um termo de não violação dos lacres.