Após o Procon Tocantins divulgar uma ação de monitoramento dos preços na Black Friday, o Procon  Municipal de Palmas repassou algumas orientações para a população na hora de ir às compras. A data lembrada na última sexta-feira de novembro, neste ano, no dia 27, sempre tem a promessa de descontos e o Procon alerta para que os consumidores fiquem atentos se realmente os preços praticados são inferiores aos apresentados anteriormente. 

Conforme o Procon, o ideal é realizar uma verificação antecipada dos preços dos produtos pretendidos e armadilhas. Além disso, os consumidores também devem ficar alerta as ofertas da internet e ter cautela para não cair em golpes, devido a sites falsos que vendem produtos inexistentes e podem clonar dados dos cartões de crédito. 

A orientação para as compras virtuais é verificar se o site é confiável ao se certificar se a página contém as informações de CNPJ, razão social, endereço da sede da empresa, telefone, e-mail ou formulário para contato. Outra dica do Procon Palmas aos consumidores é sobre a política de troca e devolução, já que a ausência dessa informação pode caracterizar no descumprimento da lei e indicar que o site não é confiável. 

Além disso, os produtos comercializados devem trazer informações claras e em português sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem. Também deve ser claro dados sobre possíveis riscos que a mercadoria possa apresentar à saúde ou segurança dos consumidores.

Na hora do pagamento, o Procon Municipal orienta a observar a  diferenciação de preços que pode ocorrer em relação ao prazo e ao instrumento de pagamento, seja cartão ou boleto. Todas essas informações devem ser claras e visíveis, conforme regulamentada pela Lei Nº 13.455/2017.