O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, participou na manhã desta sexta-feira, 2, de um coffee break, em um restaurante de Palmas, com representantes do trade turístico do Tocantins para conversar sobre o potencial turístico do Estado e trocar ideias. Na ocasião, Machado afirmou que o governo Federal pretende alavancar o Estado em campanhas de turismo internacional devido ao ecoturismo muito presente regionalmente, com o cerrado tocantinense, Jalapão, cachoeiras, espaços verdes de contemplação, e outros.

Conforme o gestor federal, o presidente Bolsonaro tem a intenção de focar no turismo internacional, uma vez que o Brasil recebe aproximadamente 6,5 milhões de turistas por ano, enquanto muitos outros países recebem aproximadamente 1 bilhão de turistas ao ano. “Nós temos um ecoturismo muito forte, precisamos aproveitar isso, trazer mais pessoas para conhecer nosso País e o Tocantins é um dos focos porque tem essa característica muito marcante”, afirmou.

Segundo ele, o presidente Bolsonaro deu a missão de divulgar as belezas do Estado e da região amazônica fora do País. “Vamos colocar o Tocantins em um protagonismo que nunca teve antes”, destacou, se referindo a uma campanha federal para atrair turistas internacionais.

Regularização Fundiária

Machado Neto também comentou que o governo trabalha com uma frente de trabalho para regularização fundiária, sendo que no Tocantins deverá ser aplicado o projeto-piloto. “No Estado somente 30% das terras são regularizadas, contra 70% que não estão. Muitos até tem posse, mas não tem o título definitivo, precisamos resolver isso para inclusive ajudar no turismo regional, por isso vamos aplicar o projeto ‘Terra Legal’ primeiro aqui”, frisou.

No café, representantes de associações e entidades turísticas que promovem o Convention e Visitor Baureau entregaram um documento ao presidente do Embratur sobre um projeto para fortalecer o turismo no Tocantins.  Machado respondeu que as entidades podem se reunir para elencar as necessidades do Estado nesse âmbito e oficiar o Embratur para que possam “ajudar da melhor forma possível”.

Participam do encontro, o presidente da Agência de Turismo de Palmas, Euzimar Pereira, que pediu apoio para divulgar as belezas de Palmas no Brasil. Estiveram presentes também os presidentes do Conselho Empresarial de Turismo do Tocantins (Cetur), Cristiano Rodrigues, da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Ana Paula Setti, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/TO), Marcelo Perim, e do vice-presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (Abih/TO), Marco Koche.

Gilson Machado Neto está em Palmas participando do Fórum de Governadores e discutirá, ainda nesta manhã, a promoção do turismo com prefeitos e técnicos da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). O encontro acontece no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas.