A audiência que discute a implantação da rodovia BR-242, conhecida como Transbananal, ocorre na manhã desta sexta-feira, 18, na Praça Henrique Santana, em Gurupi, Sul do Estado. Se aprovada, a previsão é que o trecho que corta a Ilha do Bananal tenha 90 km e ligue o Tocantins ao Mato Grosso, entre as cidades de Formoso do Araguaia e São Félix (MT). O objetivo é promover o escoamento da produção agrícola do Tocantins e do centro do Brasil. O debate é promovido pelo Senado Federal, a partir de um requerimento da senadora Katia Abreu (PDT).A senadora faz a mediação da audiência e o evento pode ser acompanhado ao vivo por meio da página da parlamentar (abaixo).Participam do debate o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), o governador do Mato Grosso Mauro Mendes, além dos presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, além de deputados federais, estaduais, senadores dos dois Estados e prefeitos das áreas que podem integrar a rodovia.Alguns parlamentares, prefeitos e lideranças indígenas já se pronunciaram a favor ou contra a construção. O assunto também movimenta as redes sociais, onde as pessoas se manifestaram sobre a construção (confira abaixo).A Transbananal não ameaça só a Ilha do Bananal. Ameaça também o Parque Estadual do Cantão que está sob pressão para ser diminuído. #TransbanaNÃO— marcelo silva (@marcelosilva_to) October 18, 2019Essa transbananal vai ser difícil a aprovação. Rodovia passando no meio de área indígena. Apesar que no MT tem uma estrada a MT 322 Que passa no meio do parque Nacional do Xingu. O problema de lá é que de vez em sempre tem índio cobrando R$50,00 de pedágio...— Quito ️➡️ (@fernandoquito) October 18, 2019Conforme o governo do Tocantins, a rodovia criará oportunidades para alavancar o desenvolvimento de toda a região devido a própria obra. Para o Estado, o objetivo do debate é intensificar a parceria entre todos os agentes envolvidos nos estudos e projetos visando à execução da rodovia. Para o governador do Mato Grosso, a rodovia possibilitará vantagens para todo o Brasil, a partir da integração dos dois estados para chegar à Ferrovia Norte-Sul. Segundo Mendes, os indígenas também serão beneficiados, já que terão mais facilidade de acesso à saúde, à educação e as cidades, além do aspecto financeiro, já que terão renda com os pedágios. Para Carlesse, a Transbananal trará a integração econômica e social e à Ferrovia Norte-Sul, que permite o escoamento da produção até os postos do Maranhão e da Bahia. “A rodovia permite baratear custos de produção e proporcionar condições dignas de vida aos povos indígenas. Atualmente os acessos são muito precários e prejudicam muito os indígenas quando procuram as cidades”, frisou. Ele entende também que a obra vai gerar renda e promover a qualidade de vida dos povos indígenas. O cacique Cleber Ixydeo Karajá, representando a etnia Karajá, uma das residentes da Ilha, afirmou que sua comunidade quer melhoria para os povos e acredita que a Transbananal vai trazer isso.-Imagem (1.1912144)