Uma ação da Polícia Federal do Rio Grande do Sul cumpriu mandados em Palmas nesta quinta-feira, 17. A Operação Lamanai visa desarticular uma organização que atua no mercado financeiro paralelo, sem autorização das autoridades competentes, com a captação ilegal de recursos de cerca de um milhão de clientes. 

A sede da organização era em São Leopoldo (RS) e cerca de 200 policiais federais cumprem 65 mandados de busca e apreensão e dez de prisão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Bragança Paulista (SP), Brasília (DF) além de Palmas. Também houve medidas judiciais de apreensão de veículos, sequestro de bens e bloqueio de valores.

Conforme a PF, a investigação tem o apoio da Receita Federal e identificou captações que chegaram a R$ 40 milhões por dia pela organização criminosa, que chegou a ter 1 milhão de clientes.  Os valores dos investidores eram aplicados no mercado de Foreign Exchange (FOREX), compra e venda de moedas, operações somente autorizadas às instituições financeiras oficiais.

As investigações iniciaram em janeiro e identificaram que os clientes do grupo eram atraídos pela promessa de retorno na ordem de 100% sobre o valor investido, em um prazo de seis meses. A PF informou que a captação dos recursos era estruturada em formato chamado de pirâmide financeira.