Levantamento feio pelo Sistema Analítico Bites nesta quarta-feira (15) mostrou que, enquanto os protestos contra o contingenciamento na educação ganhava força nas ruas, outra pauta governamental crescia na internet.

A Bites registrou um aumento nas buscas no Google Brasil para o Bolsa Família em torno da possibilidade do seu encerramento pelo governo federal.

As perguntas mais frequentes eram: “bolsa família vai acabar”, “o bolsa família vai acabar” e “vai acabar o bolsa família”.

Segundo a Bites, a propagação desse assunto pode ser mais preocupante para o governo porque envolve uma massa expressiva de quase 50 milhões de pessoas.

Na escala medida pela Bites, de 1 a 100 no nível de interesse, o Ceará alcançou a pontuação máxima (100). Em seguida, vieram a Paraíba (99), Pernambuco (91) e Maranhão (68). Na Região Nordeste como 1 todo, a taxa média foi superior a 50.

ORIGEM DO BOATO

O suposto encerramento do Bolsa Família ganhou peso nas discussões on-line após o ministro Paulo Guedes (Economia) explicar no Congresso que caso os congressistas não aprovem o crédito suplementar de R$ 248 bilhões, o governo vai ter dificuldades em fechar a conta de pagamentos do INSS e dos beneficiários do programa.

Lembrando que o Bolsa Família já foi alvo de vários boatos na web. O principal deles foi durante o 2º governo de Dilma Rousseff, em maio de 2013.

Em 2013, surgiu no WhatsApp uma notícia falsa afirmando que no Maranhão o programa seria interrompido. O boato se espalhou rapidamente pelo Nordeste e chegou em algumas horas ao restante do País.

No Twitter, houve poucos posts em torno do assunto porque a atenção do dia ficou com os protestos contra a decisão do MEC em contingenciar os recursos das universidades públicas.