Após seis meses de quedas consecutivas, as famílias palmenses tem aumento na intenção de consumo para os próximos meses. O mês de agosto registrou um leve aumento de 1,7 pontos, comparado ao índice de julho, e mostrou sinais de uma possível retomada no cenário do consumo. Os números são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de Palmas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Fecomércio Tocantins. Conforme a Intenção de Consumo, sobre a expectativa de consumo, 45,7% das famílias entrevistadas acreditam que será menor que no ano passado, 31,9% pensam que será igual e 18,6% maior do que no mesmo período. Além disso, 74,1% apontam que o acesso ao crédito está mais difícil e mais da metade dos entrevistados, ou seja, 52,9% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis.A pesquisa mostrou variações negativas apenas nos itens que versam sobre o momento para aquisição de bens duráveis, com registro negativo de 6,2%, e na perspectiva profissional com queda de 1,6%. Apesar disso, “diferente do mês anterior onde houve variação negativa em itens como nível de consumo atual e perspectiva de consumo, neste mês a variação desses itens que correspondem diretamente ao consumo esteve mais positiva”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. -Imagem (1.2108841)