Com a véspera do Dia dos Pais, as lojas ficam mais cheias já que muitos deixam para comprar uma lembrança de última hora, mas é nessa hora que o cuidado deve ser maior para evitar gastos em excesso. A dica é sempre pesquisar assim como fez a babá e doméstica Ana Beatriz Soares de Araújo, de 20 anos, que saiu em busca de um presente para a data para sua mãe, já que foi ela que fez o papel de pai e de mãe na sua vida e de seus dois irmãos, de 13 e 18 anos. “Ela sempre cuidou de mim e de meus irmãos. Ela sempre batalhou demais, então vim comprar um celular pra ela. Ela merece muito mais”, conta a jovem que conversou com o Jornal do Tocantins nesta sexta-feira, 6, quando escolhia o melhor presente com a amiga, a doméstica Laurena Santos de Araújo, de 37 anos. “Com faz muito tempo que ela não compra um celular novo pensei que seria uma boa opção. Então saí e fiz uma pesquisa, acabei achando a melhor opção aqui”, relata Ana Beatriz. Quem também estava fazendo pesquisas para as compras para a data é a empresária autônoma Trync Luanny, de 19 anos. “Está tudo muito caro, depois da pandemia os preços aumentaram muito. Vamos dar uma pesquisada, mas a intenção é comprar logo”, relatou a jovem que estava com o pai, o também empresário autônomo Eronilson Lima de Sousa, de 44 anos.Apesar da procura por um novo aparelho celular, Trync confidenciou que já tinha comprado outro presente para o pai. “Eu comprei um kit de presente do Dia dos Pais, agora estamos na loja para ver um celular novo para ele”, explicou. Pesquisa Para ajudar Ana Beatriz e Trync e outros compradores da véspera do Dia dos Pais, o Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de variações de preços de itens de pesca e aparelhos celulares e divulgou os resultados nesta sexta-feira, 6. O órgão encontrou variações de até mais de 100% e 200% nos itens em nove estabelecimentos comerciais de diversas regiões da Capital.Entre os acessórios de pescaria, o molinete chegou a ter diferença de 210%, sendo vendido de R$ 29,00 a R$ 90,00, já a lanterna tem preços de R$ 30,97 a R$ 70,00, com variação 126%. A menor variação encontrada em lojas desse segmento foi de 19% para um tipo de linha de pesca. Já com relação aos aparelhos celulares, o menor preço encontrado de um aparelho de celular em Palmas foi de R$ 649,00 e o maior de R$ 6.269,00. A maior variação entre as diversas marcas foi de 105% e a menor de 15%. Junto com os preços, o Procon de Palmas também repassou algumas dicas. “A nossa orientação é sempre pesquisar antes de efetuar a compra e observar se o produto tem a garantia legal. O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de dois anos para o consumidor reclamar no Procon sobre prejuízos advindos com a compra de um produto, caso o fornecedor não obedeça a legislação, que é de 30 dias para troca ou reembolso de produtos e serviços não-duráveis, como calçados, roupas e brinquedos, e 90 dias para produtos e serviços duráveis, como eletrodomésticos, veículos, máquinas e equipamentos eletrônicos”, destacou a superintende do Procon, Aline Dias, o consumidor deve ficar atento tanto na compra em loja física quanto on-line. Confira abaixo algumas recomendações do Procon Municipal: - Ao comprar um produto, é fundamental observar se o estabelecimento permite que o produto seja trocado e quais as condições para realizar a troca; - Caso seja um vale-presente, é importante definir com a loja de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o presente e a efetiva aquisição do produto pelo consumidor; - Se a escolha do presente for perfume, o consumidor deve verificar se a embalagem contém as informações, em português, sobre instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume e quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante ou importador; - Já se o presente for eletroeletrônicos, o consumidor deve solicitar o teste do produto e a demonstração de funcionamento. O equipamento precisa vir acompanhado do manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica; - Para compras on-line o consumidor tem um prazo de até 7 (sete) dias para se arrepender da compra. Esta regra vale apenas para as compras que foram realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone ou internet; - Outra dica para as compras on-line é ficar atento à segurança do site. É importante verificar o símbolo de um cadeado no canto direito superior da janela do navegador, pois assim pode-se confiar que os dados do cartão de crédito não serão divulgados; - Ao realizar compras on-line o consumidor deve salvar ou imprimir cada etapa da compra realizada, pois em caso de problema, o passo a passo da compra servirá de prova para abrir uma reclamação;