Uma pesquisa que mede a expectativa de vendas aponta que 29,5% dos palmenses ainda não decidiram se irão presentear ou não durante a páscoa esse ano. Se somado aos 34,6% dos entrevistados que afirmaram que não pretendem consumir produtos típicos desse período, o resultado supera o percentual de cidadãos que demonstram interesse em gastar neste feriado: 35,9%.

Os dados foram apresentados em pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com o Escritório Modelo de Economia (EME) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos dias 27 a 30 de março, com 400 pessoas.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, os consumidores continuam demonstrando comportamento mais cauteloso diante das datas comemorativas, além de aderirem a produtos alternativos, na tentativa de não deixar de consumir.

Dos palmenses que pretendem presentear neste feriado, 76,1% afirmou que será com ovos de páscoa. Desses, 54,4% disseram que comprarão em supermercados. Quem vai levar a melhor são os filhos, que liderou a lista de pessoas que deverão ser presenteadas: 52,2%. Mais de 40% dos consumidores pretendem gastar até R$ 50 reais.

Viagens

Muitos aguardam a Semana Santa para poder curtir o feriado prolongado em viagens e, na pesquisa deste ano, o assunto foi abordado. Sobre o turismo, 72% afirmaram que não pretendem viajar.

Entre os 28% que fizeram planos de passear durante a Semana Santa, 40,9% vão para sítios ou fazendas, 37,4% têm como destino outras cidades tocantinenses e 20% vão para fora do estado.