O percentual de pessoas endividadas em Palmas recuou 2% no mês de maio, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulga a pesquisa em parceria com a Fecomércio Tocantins desta quarta-feira, 12. Em abril, 69,5% dos entrevistados declararam ter algum tipo de dívida para pagar, já neste mês, com a redução, o número caiu para 67,6%.

Para o mês de maio, conforme a pesquisa, as principais dívidas são com o cartão de crédito (79%), financiamento de carro (24,2%), carnês (20,9%) e financiamento de casa (17,3%).  Os consumidores que ultrapassaram a data do vencimento saíram da média de 48,1 dias de atraso em abril para 45,9 dias de atraso em maio. Apesar disso, a inadimplência subiu, passando 11,4% em abril, para 12 em maio. Ou seja, o total de pessoas com dívidas que não conseguiram pagar as contas até o vencimento aumentou 0,6%, em comparação com o mês anterior.

Conforme a pesquisa, em abril, quase 70% dos palmenses estavam endividados. Já no ano passado, neste mesmo período, o endividamento atingia 68,6% dos lares na capital. Fabiane Cappellesso, assessora econômica da Fecomércio Tocantins, aponta que a queda representa uma freada no consumo. “As pessoas estão com receio de comprar e não conseguir quitar futuramente, por já estarem endividadas. Um possível motivo para essa diminuição é o desemprego, que cresceu no país nos últimos meses”, explica.

Fabiane destaca que há um esforço dos inadimplentes em quitar as contas, pois maio é o quarto mês sem registro de pessoas que não terão condições de pagar as contas atrasadas no mês seguinte. “O que representa uma tentativa de minimizar o pagamento de juros, que estão bem altos, e de se organizar melhor financeiramente”, completa a assesora.

Metodologia

Foram entrevistadas 500 famílias residentes em Palmas. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Dessa forma, os dados da Peic de maio de2019 foram coletados nos últimos dez dias do mês de abril de 2019.