Patricia Lauris
patricia.lauris@jtocantins.com.brGerando contratempos aos passageiros, um voo da Gol Linhas Aéreas que embarcaria de Palmas para Brasília (DF) às 11h55 desta quarta-feira, 14, foi cancelado pela companhia aérea sem aviso prévio. Por isso, os consumidores que se sentiram prejudicados acionaram a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO) para denunciar a situação, e o órgão autuou a empresa.
Conforme o Procon Tocantins, os passageiros prejudicados relataram que a empresa cancelou o voo e não prestou nenhuma informação, como também não avisou qual seria a nova data para que a viagem fosse realizada.
“A empresa deverá informar imediatamente ao passageiro pelos meios de comunicação disponíveis. Não foi o que aconteceu. Nas denúncias, os consumidores relataram que no painel constava que o voo estava normal, porém na hora de embarque foram informados do cancelamento”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins, ressaltando ainda que o cancelamento desobedece a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que entre os pontos determina que o transportador deverá manter o passageiro informado, no máximo, a cada 30 minutos quanto à previsão do novo horário de partida do voo nos casos de atraso, sobre o motivo do atraso ou cancelamento. Também deverá oferecer as alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte no caso de atraso de voo por mais de quatro horas ou cancelamento.
Com a autuação, a empresa tem até dez dias para apresentar defesa e, caso o problema persista, novas autuações poderão ser realizadas.
A Gol informou que o voo G3 1760 (Palmas - Brasília) precisou ser cancelado após apresentar manutenção não programada na manhã desta quarta. Os clientes com destino a Brasília receberam toda assistência e foram reacomodados no voo G3 9002 com previsão de decolagem às 00h50. Conforme a empresa, os passageiros receberam toda assistência necessária reiterou que ações como esta visam garantir a segurança.
Denúncias
Nesses casos de cancelamento em que o consumidor se sentir lesado, o Procon Tocantins orienta que o cidadão entre em contato com o órgão por meio do Disque Procon 151, através do Whats Denúncia no (63) 99216-6840 e também com os núcleos nos endereços disponíveis no site. A denúncia deve ser formalizada com a apresentação de comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.
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